Desvendado um pouco do concept da próxima geração de elétricos da Lexus
Concept Experimental proporciona visão do futuro da Opel

Estreia mundial do Volkswagen California Concept

By on 25 Agosto, 2023

Depois de em 1988 a Volkswagen ter produzido a primeira caravana California, a partir do VW Bus, a Volkswagen Veículos Comerciais (VWCV) apresenta o California Concept  com tecnologia híbrida plug-in, que antecipa a versão de produção da nova geração 35 anos depois da original. 

Depois de ter vendido 260.000 unidades desta linha de produtos, a VWCV revela em estreia mundial o novo California Concept na exposição Salão de Caravanismo de Düsseldorf, tendo por base a versão longa da Multivan.

Equipado com um tejadilho elevatório, com uma altura de quase dois metros – elemento partilhado por todas as gerações, desde a primeira California – novo concept oferece as vantagens da tecnologia híbrida plug-in. O concept dispõe de um motor híbrido e com a sua autonomia elétrica, garantindo uma grande autonomia para viagens longas. As baterias de iões de lítio a bordo do veículo fornecem uma alimentação elétrica de 12 V, quase totalmente autónoma.

Pela primeira vez, a California está também equipada com uma porta deslizante no lado da cozinha, permitindo que o lado esquerdo do veículo possa ser aberto quando se acampa. Está ainda equipado com um toldo de braço rebatível à esquerda e uma cobertura solar à direita, passando a ter os lados do veículo protegidos do sol ou da chuva. 

A VWCV apresenta, também pela primeira vez, um conceito de três zonas no seu veículo de exposição. Com a sua porta deslizante, o lado direito do veículo proporciona um ponto de entrada e saída seguro do lado do passeio; atrás dos bancos dianteiros reguláveis em altura – que podem rodar 180 graus – todo o interior do veículo é um compartimento de passageiros, com bancos individuais; e graças à porta deslizante adicional do lado do condutor e ao novo conceito de cozinha e toldo, foi criada uma nova zona exterior, do lado esquerdo do veículo e na altura de acampar, também cria uma área separada para cozinhar e comer, porque a cozinha fica acessível a partir do exterior. O mecanismo de abertura do tejadilho é comandado por um tablet vertical multifunções, colocado no armário do pilar C. Todas as funcionalidades relevantes para o campismo podem ser controladas no ecrã tátil. Para além do tejadilho elevatório, são também controladas as informações sobre os níveis de água potável e de águas residuais, as funções de iluminação interior, o estado da alimentação elétrica, o frigorífico e o aquecedor auxiliar. Todas estas funções podem também ser controladas num smartphone através da aplicação ou no sistema de infoentretenimento. Este permite igualmente aceder a um ecrã de inclinação, que permite nivelar a autocaravana.

A produção  California está planeada para começar em 2024.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)