Opel: Frontera está de volta – veja as primeiras imagens
Opel: Gama comercial eletrificada e com opções a hidrogénio

Concept Experimental proporciona visão do futuro da Opel

By on 9 Agosto, 2023

A Opel revelou a sua abordagem ao futuro com o seu novo concept Opel Experimental, um ensaio a nível de design e tecnologia sobre aquilo que veremos nos próximos modelos elétricos da marca do grupo Stellantis. 

O crossover elétrico a bateria fará a sua estreia mundial no IAA Mobility deste ano em Munique, que se realiza de 5 a 10 de setembro. 

Os grandes destaques do Experimental incluem as características em termos de eficiência aerodinâmica, o interior espaçoso e iluminado com bancos de construção ligeira e um head-up display de última geração.

Uma das coisas que mais chama a atenção na silhueta do Opel Experimental é a ausência de elementos cromados, algo que veremos cada vez menos nos próximos modelos. Os espelhos retrovisores tradicionais deram lugar a câmaras de 180 graus totalmente integradas nos pilares C.

O crossover elétrico a bateria baseia-se numa plataforma BEV de última geração da Stellantis e está também equipado com tração elétrica integral. 

A silhueta do Opel Experimental é concebida com base numa configuração eficiente, ao mesmo tempo que o concept car também apresenta soluções aerodinâmicas inteligentes e otimizadas. Os defletores aerodinâmicos à frente e atrás aumentam a eficiência, tal como o difusor traseiro. Este estende-se ou retrai-se consoante a situação de condução em vigor. Por outro lado, os pneus desenvolvidos em cooperação com a Goodyear são fabricados a partir de borracha reciclada e assentam em jantes Ronal de três zonas.

Apesar das dimensões exteriores colocarem o Opel Experimental no segmento C compacto, o interior é  bastante espaçoso. O volante rebate-se quando não é necessário, resultado obtido graças ao sistema “steer-by-wire”, que reduz ainda mais o peso ao eliminar os componentes mecânicos da direção. Por outro lado, os bancos ligeiros adaptativos combinam uma estrutura leve, mas duradoura, com tecidos de tecnologia de malha 3D.

No Experimental os condutores podem personalizar a informação de acordo com as suas necessidades no Tech Bridge, uma nova interpretação do Pure Panel presente nos atuais modelos Opel. Em vez de ecrãs convencionais, a informação ou o entretenimento são apresentados utilizando tecnologia de projeção aumentada apoiada por inteligência artificial e controlo por voz natural.

O Pure Pad flutuante e transparente situa-se à frente do apoio de braços dianteiro. Pode ser configurado de acordo com as preferências pessoais do condutor, permitindo assim o acesso imediato aos controlos mais utilizados.

Com o objetivo de mostrar uma visão clara da marca, o Opel Experimental dá continuidade à tradição de concept cars “made in Rüsselsheim”, uma tradição que começou em 1965 quando a Opel se tornou a primeira marca europeia a apresentar um estudo de design com o Experimental GT.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)