GNR: 5 852 infrações detetadas de 29 de março a 4 de abril
Campanha “Cinto-me Vivo”: O cinto de segurança é o seu melhor amigo

Em 7 dias da campanha “Cinto-me vivo”, autoridades registaram mais de 11 mil infrações

By on 20 Setembro, 2023

As forças de segurança deram conta do balanço da campanha de Segurança Rodoviária “Cinto-me vivo”, da responsabilidade da Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR), da Guarda Nacional Republicana (GNR) e da Polícia de Segurança Pública (PSP), que decorreu entre os dias 12 a 18 de setembro e teve como objetivo alertar os condutores e passageiros para a importância de utilizarem sempre e de forma correta os dispositivos de segurança.

As duas forças de segurança anunciaram que foram fiscalizados presencialmente 47.043 veículos, tendo sido registado um total de 11.171 infrações, das quais 714 relativas à não utilização ou utilização incorreta dos dispositivos de segurança.

Contando com cinco ações de sensibilização da ANSR, realizadas em simultâneo com as operações de fiscalização realizadas pela GNR e pela PSP, nas localidades de Alenquer, de Viana do Castelo, de Celeirós, de Santarém e de Caldelas e inserida no Plano Nacional de Fiscalização de 2023, durante o período da campanha foram sensibilizados 651 condutores e passageiros, a quem foram transmitidas as mensagens para utilizar sempre uma cadeirinha homologada, devidamente instalada e adaptada à altura e peso da criança; a utilização em todos os momentos do cinto de segurança, mesmo nos de curta distância; e a utilização do capacete de modelo aprovado, devidamente ajustado e apertado. 

Em comunicado, foram confirmados um total de 2.437 acidentes durante os dias da campanha, em que resultaram 10 vítimas mortais, 46 feridos graves e 764 feridos leves. São menos 560 acidentes, mais 1 vítima mortal, menos 17 feridos graves e menos 218 feridos leves do que no período homólogo de 2022. 

Os acidentes com vítimas mortais ocorreram nos distritos do Porto (2), Leiria (2), Lisboa (4), Beja e Évora e das 10 vítimas mortais, 9 das quais do sexo masculino e tinham idades entre 10 e 83 anos.

Estas vítimas mortais resultaram de 6 despistes, 3 colisões e 1 atropelamento, em que estiveram envolvidos 10 veículos ligeiros (1 dos quais de mercadorias), 1 veículo pesado de mercadorias, 3 motociclos, 1 ciclomotor e 1 trotineta.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)