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CUPRA Tavascan: Primeiras impressões

CUPRA Tavascan: A irreverência eletrificada

By on 22 Maio, 2024

A Cupra está num processo de renovação de propostas, com muitas novidades a chegar. Uma delas é o Tavascan, o novo SUV da marca de Martorell, que mantém todos os predicados que definem a CUPRA.

A aquisição de um carro é um processo que, por norma, é sempre muito racional, onde os prós e contras são pesados com cuidado. Mas há sempre uma percentagem, maior ou menor, de emoção nesta equação. E se a opção recair na CUPRA, é bem provável que a emoção tenha um peso superior.

O nome CUPRA começou a ser associado a carros de perfomance superior da SEAT. Quando ouvíamos o nome CUPRA sabíamos que teríamos pela frente uma versão apimentada. A emoção, neste caso da velocidade, era já uma componente forte do nome. Desde que passou ser uma marca, a CUPRA manteve esse registo. Mas as emoções envolvidas passaram a ir para lá da velocidade. As linhas distintas, o design disruptivo, uma postura diferente das outras marcas, permitiu um crescimento considerável da marca, sucesso que permite ter confiança para entrar em novos mercados, como o australiano, com o mercado americano a ser o próximo grande alvo.

O novo Tavascan

As propostas como o Ateca, o Leon e Leon Sportourer e em especial, o Formentor e o Born, foram os primeiros capítulos de uma história que dificilmente poderia ter começado melhor. Chega agora a vez do Tavascan.

O CUPRA Tavascan é o primeiro SUV coupé puramente elétrico da marca e o seu segundo modelo totalmente elétrico após o Born, mantendo-se fiel ao concept car de 2019. Com um design exterior desportivo e iluminação LED de três triângulos, o interior destaca-se pela espinha dorsal central e saídas de ar quase invisíveis.

Estará disponível em duas potências: 210 kW (286 cv) e 250 kW (340 cv), com tração integral na versão mais potente e autonomia de até 568 km (versão de 286 cv). Equipado com tecnologia DCC Sport, suspensão desportiva e direção progressiva, o Tavascan também oferece um sistema de infotainment com ecrã de 15″, uma interface HMI, e um sistema de som Sennheiser de alta-fidelidade.

Baseado na plataforma MEB do Grupo Volkswagen, inclui tecnologias avançadas de propulsor, chassis, conectividade, segurança e conforto. Os Sistemas Avançados de Assistência ao Condutor melhoram a segurança e o conforto, com funcionalidades como o Connected Travel Assist e assistência ao estacionamento remoto. Desenvolvido em Barcelona, será produzido na fábrica de Anhui, China, com lançamento em Portugal previsto para setembro de 2024.

Motorizações e carregamento

O CUPRA Tavascan oferece a versão topo de gama, Tavascan VZ, com dois motores elétricos (210 kW traseiro e 80 kW dianteiro), proporcionando uma potência total de 250 kW (340 cv) e um binário combinado de 679 Nm. Este sistema permite tração integral, distribuindo até 30% da potência para as rodas dianteiras quando necessário, e inclui modos de condução variados para melhorar a experiência do condutor.

O motor síncrono traseiro é assistido por um motor assíncrono dianteiro leve e eficiente, pesando apenas 60 kg. Os motores comunicam instantaneamente, ajustando o binário de forma suave e impercetível. O Tavascan VZ acelera de 0 a 100 km/h em 5,5 segundos e tem uma velocidade máxima limitada a 180 km/h.

A versão Endurance, de entrada, também destaca-se pela performance, com um motor traseiro de 210 kW (286 cv) e 545 Nm de binário. Ambas as versões possuem uma bateria de 77 kWh, com a Endurance oferecendo até 568 km de autonomia e a VZ até 522 km, segundo o ciclo WLTP. A bateria de iões de lítio é arrefecida por água e integrada na estrutura de alumínio do veículo, garantindo rigidez e baixo centro de gravidade.

O sistema de gestão térmica otimiza a eficiência da bateria, que inclui um sistema de recuperação de energia com três níveis de regeneração ajustáveis através de patilhas no volante. Uma bomba de calor opcional aquece o habitáculo de forma eficiente em temperaturas baixas.

O CUPRA Tavascan oferece opções de carregamento convenientes, sendo capaz de adicionar 100 km de autonomia em apenas 7 minutos e carregar de 10% a 80% em menos de meia hora com um ponto de carregamento de 135 kW. O veículo pode ser carregado tanto em redes AC (até 11 kW) como DC (até 135 kW), garantindo simplicidade e facilidade de carregamento, seja em casa ou durante viagens.

Chassis

Desenvolvido em Barcelona, o chassis inclui uma suspensão dianteira MacPherson e traseira multilink. A bateria centralizada entre os eixos resulta numa distribuição de peso ideal (49:51) e um centro de gravidade baixo, melhorando a agilidade.

O CUPRA Tavascan apresenta direção progressiva e travões responsivos, com ESC parametrizável (incluindo modo desportivo ESC OFF) e Dynamic Chassis Control (DCC) Sport, permitindo adaptação ao estilo de condução do utilizador. As opções de rodas variam entre 19″, 20″ e 21″, com pneus de alta performance para máximo feedback da estrada.

As dimensões do Tavascan são 4.644 mm de comprimento, 1.861 mm de largura, 1.597 mm de altura e uma distância entre eixos de 2.766 mm, equilibrando dinâmica e o sentido prático.

Preços e disponibilidade

Ainda não há preços para o novo Tavascan em Portugal. Em Espanha, os preços começarão nos 52 mil euros, o que nos dá uma referência para o que poderemos ter no nosso país. A oferta de equipamento é simplificada. Depois de escolher se quer a motorização Endurance ou VZ, tem à sua disposição dois pacotes:

O Pack Extreme conta com jantes de 21 polegadas, interior Dark Night, luz ambiente, sistema de som Sennheiser, Top View, Matriz LED, Head Up Display de realidade aumentada, DCC Sport e teto panorâmico. Este pack é um complemento à já generosa lista de equipamentos de série, que já conta com Matrix LED; jantes de 19 polegadas, luzes traseiras full LED, ecrã tátil de 15 polegadas, sistema de navegação, volante multifunções, patilhas para escolha do nível de regeneração e assentos Bucket. .

No caso de querer uma proposta mais desportiva, tem o Pack Extreme, com Jantes de 21 polegadas, pneus performance e os CUPBucket Ventilados.

Como já referido, o lançamento no nosso país está agendado para setembro, e a CUPRA irá apresentar um sistema de configuração melhorado, para os clientes usarem no site, facilitando assim o processo de escolha das opções. A CUPRA também aponta para uma redução do prazo de entrega aproximado de três meses.

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