Citroën C5 X distinguido no “Women’s World Car Of The Year”
A Citroën acaba de anunciar diversas novidades para algumas das suas gamas

Citroën C5 X já chegou a Portugal, relembrando topos de gama de outros tempos

By on 6 Julho, 2022

O novo C5 X faz a marca regressar ao mundo dos topos de gama, com um nível de elegância elevado, mas também com um patamar de conforto que associamos facilmente à Citroën.

Conhecida pelo seu arrojo, pelas inovações tecnológicas e por querer sempre fazer um pouco diferente dos outros, a Citroën já nos presenteou com alguns ícones do mundo automóvel nas últimas décadas, alguns deles, verdadeiros topos de gama. Da história da marca do Double Chevron, todos nos lembramos de modelos como o “boca de sapo”, ou DS19, mas também do CX e do XM, ou até mesmo do mais recente C6, todos eles capazes de nos absorver num mundo de conforto e elegância que eram pouco comuns para a sua época.

E agora, com a chegada do novo C5 X, a Citroën quer regressar a este mundo, através de uma imagem mais distinta e sofisticada, ainda que adaptada à atualidade, mas também com uma forte aposta no conforto, que continua a ser um dos seus principais cartões de visita. Para isso, o C5 X está totalmente equipado com o programa Citroën Advanced Confort, que inclui assentos com um desenho e forro repensados para o máximo de conforto, mas também, em estreia mundial, um sistema de suspensão ativa, que dá uma ajuda em lidar com todas as irregularidades do piso.

O formato mais original do novo C5 X tenta responder às tendências de mercado atuais, misturando algumas das características de uma berlina com as de uma carrinha, mas sem esquecer o mundo dos SUV, com alguns detalhes mais aventureiros como as proteções plásticas das cavas das rodas e uma altura ao solo um pouco mais generosa do que a de uma convencional berlina. E depois, em termos de estilo, são usados diversos dos traços já reconhecidos de outros modelos da gama, mas com uma interpretação mais aproximada daquela que se exige num topo de gama.

A bordo, e além do conforto oferecido pela suspensão, é o espaço mais amplo que está em grande destaque, especialmente nos lugares traseiros, graças a uma distância entre eixos que fica próxima dos 2,8 metros. Mas a altura e a largura também estiveram em consideração no desenvolvimento deste modelo, que tenta recriar um ambiente de lounge confortável nos lugares traseiros. E um pouco mais atrás, ainda está disponível uma bagageira com 545 litros de capacidade.

Também no interior do C5 X, a tecnologia está diversos patamares acima dos outros modelos que referimos no início. Afinal, nestes últimos anos, o avanço tecnológico dos diversos sistemas de um automóvel foi simplesmente incrível. E assim, com o C5 X, ficam disponíveis soluções como a ligação permanente à net, que dá origem a atualizações automáticas do sistema e a mais funcionalidades na navegação, por exemplo. Tudo isto é controlado através do enorme monitor tátil com 12 polegadas de diagonal que marca presença no topo da consola central. Tem um visual personalizável, que inclui a possibilidade de utilização de diversos widgets, como num tablet, e as ligações para smartphone através de Apple CarPlay ou Android Auto.

Na condução, os avanços tecnológicos contribuem a presença dos mais variados sistemas de apoio ao condutor, tais como o sistema de monitorização do ângulo morto de longo alcance, o alerta de tráfego atrás do carro, camaras de 360 graus e tantos outros. Nem sequer falta um sistema de condução autónoma que funciona de acordo com a legislação atual, ou seja, em torno do nível 2, sempre com as mãos no volante, mas dando-nos a ideia de que consegue fazer muito mais de uma forma autónoma, se tivesse autorização para isso.

A gama de motorizações disponíveis para o mercado nacional vai incluir duas opções térmicas, a gasolina, com potências entre os 130 e 180 cavalos, caso se opte pelos motores PureTech de 1,2 ou 1,6 litros de capacidade. A maior aposta, no entanto, é mesmo a versão híbrida plug-in que estará presente no topo da oferta do C5 X. Combina o motor 1.6 PureTech de 180 cavalos, mas também um elétrico de 110, o que resulta numa potência combinada do sistema de 225 cavalos, estando tudo associado por uma caixa de velocidades automática de oito relações. Em modo puramente elétrico, a versão híbrida plug-in do C5 X consegue percorrer um máximo de 55 quilómetros e até uma velocidade máxima de 135 km/h. Com um pouco de habituação, é o suficiente para que nem sequer tenha de consumir combustível ao longo da semana, dependendo dos quilómetros que tiver de percorrer diariamente. E no caso de o motor térmico entrar em ação, o sistema híbrido consegue fazer uma boa gestão do seu funcionamento de uma forma totalmente automática, o que se pode traduzir em médias de consumo abaixo dos dois litros.

Já disponível no mercado nacional, o novo Citroën CX 5 tem uma gama de preços que começa nos 34.907 euros no caso da versão 1.2 PureTech de 130 cavalos, com o nível de equipamento Feel, ou nos 44.207 euros, se optar pelo motor 1.6 PureTech, que só está disponível a partir do nível de equipamento Shine. A versão híbrida plug-in de 225 cavalos está disponível com os três patamares mais completos em termos de equipamento e com preços que variam entre os 45.203 e os 48.902 euros, no caso da opção Shine Pack, a mais completa da gama.

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