3h10 minutos foi o tempo necessário para esgotar os 50 Citroën My Ami Buggy em Portugal
Portugal recebe 50 My Ami Buggy

Citroën Ami for all: mais flexibilidade para quem tem mobilidade reduzida

By on 10 Junho, 2023

A Citroën apresentou, no Salão Autonomic Paris 2023, o projeto “Ami for All”, especificamente concebido para oferecer uma solução destinada a Pessoas Deficientes que tenham perdido a mobilidade num ou em ambos os membros inferiores.

A ambição do projeto “Ami for All” é devolver a autonomia a quem a tenha perdido, através de uma solução de mobilidade prática, compacta e elétrica, fácil de conduzir e na qual é possível alojar uma cadeira de rodas.

Através de um protótipo desenvolvido em colaboração com a PIMAS, uma empresa especializada em conversões para Pessoas com Mobilidade Reduzida, este projeto único incorpora adaptações mecânicas funcionais que oferecem aos utilizadores amplas facilidades no acesso a bordo, na colocação e transporte de uma cadeira de rodas e na condução.

A Citroën apresenta o conceito “Ami for All”, um projeto desenvolvido em conjunto com a PIMAS, especialista na conversão de veículos para Pessoas com Mobilidade Reduzida.

O protótipo inclui diversos desenvolvimentos técnicos, tais como um maior ângulo de abertura das portas, equipamentos para o utilizar a passar da cadeira de rodas para o banco (prancha e correias), controlo mecânico e manual da aceleração e da travagem, um punho no volante para facilitar a condução e uma solução inteligente para transportar a cadeira de rodas dentro ou fora do habitáculo.

Com o “Ami for All”, a Citroën devolve a independência aos que a perderam, com uma solução de mobilidade elétrica acessível e que não necessita de carta de condução. O “Ami for All” oferece uma forma fácil de levar uma vida ativa e de se integrar socialmente, sem depender de terceiros para os acompanhar, ou utilizar os transportes públicos com os seus horários e meios de acessos imprevisíveis.

O “Ami for All” é uma forma particularmente eficaz de devolver a independência às pessoas com deficiência, especialmente àquelas que perderam a mobilidade das pernas e precisam de uma cadeira de rodas. Esta situação afeta 1% da população mundial. Trata-se de uma solução segura, confortável, compacta e ágil que lhes permite um meio de locomoção autónoma que podem conduzir a partir dos 16 anos, mesmo que não tenham carta de condução.

O Ami é uma boa ferramenta para melhorar a vida diária e contribuir para uma maior independência. Incentiva as Pessoas com Deficiência a conduzirem ativamente, com base num orçamento controlado, e evita a complexidade do transporte adaptado ou dos transportes públicos, para que possam continuar a ser participantes ativos na sua própria mobilidade e usufruir de uma autonomia direta.

O seu tamanho compacto torna-o ágil e fácil de estacionar e garante espaço suficiente à sua volta para manobrar uma cadeira de rodas. A sua altura também facilita a entrada no veículo. Com uma velocidade de até 45 km/h, é fácil de manobrar e a sua autonomia de 75 km torna-o perfeito para uma utilização quotidiana. É estável e fechado, garantindo maior segurança e conforto.

O “Ami for All” é tão fácil de utilizar como qualquer outro dispositivo elétrico do dia-a-dia. Não necessita de um carregador especial e a recarga é rápida e fácil. A sua bateria de iões de lítio de 5,5 kWh, alojada de forma plana sob o piso, pode ser facilmente recarregada através do cabo elétrico de bordo situado na porta do lado do passageiro. Uma vez ligado o cabo, a carga completa demora menos de quatro horas, utilizando uma tomada convencional de 220 V.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)