20 mil euros para reparar bateria de um Tesla, devido a infiltração de água
Toyota ‘persegue’ autonomia de 1.000 Km, 1200 quando chegarem as baterias de estado sólido

CATL revelou bateria LFP com autonomia de 1000 km

By on 25 Abril, 2024

Os fabricantes de baterias têm em mãos a tarefa de criar produtos que permitam mais autonomia. Foi apresentada uma bateria Lítio Ferro Fosfato da CATL com autonomia de 1000 km.

O fator limitante da mobilidade elétrica, as baterias, começam aos poucos a apresentar soluções que permitem mais autonomia e menor impacto no ambiente. A CATL conseguiu isso com uma nova bateria de Lítio Ferro Fosfato com autonomia para 1000 km.

CATL, sigla para Contemporary Amperex Technology Co. Limited, é uma empresa chinesa líder mundial no desenvolvimento de baterias para o setor automóvel. A sua liderança no mercado veio com as baterias de iões de lítio, que equipa a maioria dos carros elétricos da atualidade, mas apresentou agora uma solução que pode ser importante para a mobilidade elétrica a curto prazo.

O que são as baterias Lítio Ferro Fosfato?

As baterias de estado sólido continuam a ser o grande objetivo, mas as baterias de Lítio Ferro Fosfato parecem ser um passo intermédio que pode assegurar uma maior competitividade dos elétricos.

As baterias de Lítio Ferro Fosfato (LiFePO4) estão a transformar o mercado de baterias com uma série de vantagens significativas em comparação com as baterias de Iões de lítio tradicionais. Essas vantagens incluem maior segurança, vida útil mais longa e melhor desempenho.

A segurança é um destaque, pois o LiFePO4 é intrinsecamente seguro, com menor risco de explosão ou incêndio em situações adversas. Além disso, são mais tolerantes a altas temperaturas. A vida útil prolongada é outro ponto forte, suportando milhares de ciclos de carga e descarga com baixa taxa de autodescarga.

Em termos de desempenho, as baterias LiFePO4 oferecem eficiência de carga e descarga superior, com capacidade de fornecer alta corrente de descarga. Também são mais leves e ecologicamente mais amigas do ambiente, sem metais pesados.

Quais as desvantagens?

Apesar de terem desvantagens como custo mais elevado e menor densidade de energia, as vantagens das baterias LiFePO4 são frequentemente superiores, tornando-se uma aposta nesta fase. A BYD já equipa os seus modelos com baterias deste tipo e agora a CATL apresentou uma bateria com autonomia para 1000 km. Quatro modelos de automóveis utilizam a atual geração de baterias da Shenxing, com uma autonomia de 700 km, e mais de 50 modelos serão equipados com esta bateria até ao final do ano. Esta nova bateria pode ser um trunfo para a CATL e, por conseguinte, para as fabricantes que recorrem aos serviços da gigante chinesa.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)