Midsummer: A colaboração entre a Morgan e a Pininfarina
MOBI.E: Iniciativa “Ruas Elétricas” para aumentar rede de pontos de carregamentos

Carros mais vendidos em Portugal, aumentaram, em média 22,6%

By on 15 Abril, 2023

O custo de vida tem vindo a subir em Portugal, e o impacto não se limita aos bens alimentares ou à habitação. Comprar um automóvel novo do segmento dos utilitários (segmento B) implica gastar, em média, mais 22,6% face aos preços praticados em 2019 no mercado nacional.

Foi esta a conclusão de uma investigação levada a cabo pelo Dinheiro Vivo, que comparou alguns dos modelos mais vendidos em Portugal nos últimos anos, considerando as vendas apenas a particulares. Mas as perturbações na cadeia de abastecimento, no transporte e a escassez de componentes são apenas alguns dos fatores que ajudam a explicar os aumentos.

Em entrevista ao Dinheiro Vivo a propósito da crise dos semicondutores, Hugo Barbosa, diretor de comunicação da Renault Portugal, destaca que as marcas adotaram “um comportamento defensivo” na redução de encomendas dos chips, que foram aproveitadas pelo setor dos equipamentos informáticos e quando os construtores automóveis tentar reverter a situação, já as encomendas estavam ‘tapadas’, sem espaço para os construtores automóveis: “Deixou de haver produção suficiente para todos”.

Seja como for, o aumento não se deve somente a isso, pois o aço aumentou em 2022, mais de 60%. “um automóvel consome em média 800 quilos de aço, logo…”, explicou.

Por exemplo, a versão de entrada para um Renault Clio a gasolina que custava 17.790 euros em 2019, hoje tem um valor base de 20.415 euros, um aumento de 14,7%.

O índice de preços no consumidor referente aos veículos automóveis registou uma variação de 6,96% em fevereiro deste ano, quando comparado com o período homólogo. Apesar dos desafios enfrentados pelo setor nos últimos três anos, os consumidores portugueses continuam a procurar a compra de automóveis novos, com um aumento de 2,8% nas novas matrículas em 2022, segundo a Associação Automóvel de Portugal (ACAP).

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)