Lamborghini: 2023 foi o ano do melhor desempenho financeiro de sempre
Parque automóvel cada vez mais velho: Portugueses abateram menos carros (7,5%) em 2023

112.000 m3 de biocombustíveis usados pela Repsol em 2023

By on 28 Dezembro, 2023

Enquanto os carros elétricos vão ganhando cada vez mais força no mercado, os biocombustíveis começam a dar os primeiros passos. Muito aguardados pela maioria dos condutores que pretendem manter os seus veículos com motor a combustão por mais tempo, esta solução começa a ser implementada e a Repsol tem apostado nessa solução.

Ao longo do último ano, a Repsol caminhou a passos largos rumo a uma maior sustentabilidade, destacando-se pela introdução do combustível 100% renovável. Trata-se de um biocombustível avançado, produzido a partir de resíduos orgânicos, que apresenta zero emissões líquidas durante a sua utilização. Esta conquista representa não apenas um marco na procura por fontes mais sustentáveis de energia, mas também uma solução proeminente para descarbonizar, especialmente, o setor de transporte pesado.

A Repsol terminou 2023 com mais de 112.000 m3 de biocombustíveis incorporados nos combustíveis líquidos rodoviários da marca em Portugal, um aumento de 11% em comparação com 2022, o que reflete o impacto do início da comercialização de combustível 100% renovável no país. Esta incorporação permitiu reduzir cerca de 290 quilotoneladas de CO2 no setor da mobilidade e continuar a contribuir para a descarbonização do transporte rodoviário nacional.

A empresa fecha o ano com 15 estações de serviço de abastecimento desta solução de combustível, em Portugal: Alcochete, Antuã, Vila Nova de Gaia, Vila Nova da Rainha, Grândola A e B, 2.ª Circular Aeroporto N-S, 2.ª Circular Benfica Estádio, Canal Caveira, Coina, Ermesinde, São João da Batalha, Condeixa, Santa Iria da Azóia e Padrão Moreira. Entre julho e dezembro, foram poupadas mais de 840 toneladas de emissões de CO2 e sedimentando o compromisso da Repsol para tornar o planeta mais sustentável e menos poluído.

 De recordar, que a companhia está a construir, em Espanha, nas suas instalações em Cartagena, Região de Múrcia, a primeira fábrica de produção de biocombustíveis avançados, que permitirão a produção de 250 mil toneladas anuais de combustíveis a partir de resíduos. A construção deverá estar concluída nos próximos meses.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)