Toyota bZ4X – Ensaio Teste

By on 15 Abril, 2024

A Toyota já domina o mundo dos híbridos há muito tempo, com o Prius a abrir caminho desde 1997. No entanto, a aposta nos 100% elétricos demorou um pouco mais. O bZ4X é a primeira proposta de veículo elétrico com bateria da marca nipónica. 

O bZ  vem de “Beyond Zero”, numa gama de produto centrada em modelos de emissões zero. O Beyond Zero baseia-se na liderança ambiental da Toyota desde a introdução do Prius, com o objetivo de fornecer produtos e serviços centrados nas necessidades e valores humanos. Desenvolvido numa nova plataforma dedicada aos veículos elétricos a bateria, denominada eTNGA, oferece capacidades off-road genuínas de SUV, com uma estrutura forte e rígida e um centro de gravidade baixo para um desempenho estável.O bZ4X em ensaio neste teste é a versão de topo Lounge, 4×2, com baterias de 71,4 kWh e autonomia anunciada de 436 km.


Mais:

Espaço

Conforto

Design exterior

Menos:

Infotainment

Autonomia algo curta

Interior conservador

Exterior

8/10

O primeiro impacto no contacto com o bZ4X dá-nos um carro com linhas vincadas e um design moderno. São linhas muito semelhantes ao que podemos encontrar no novo C-HR e que funcionam muito bem neste tipo de veículo. A sua aparência frontal apresenta uma forma distinta de “cabeça de martelo” com faróis LED estreitos, enquanto a silhueta baixa e as jantes grandes enfatizam o seu carácter de SUV. Em comparação com o RAV4, é mais baixo, com saliências mais curtas e uma distância entre eixos mais longa, melhorando a agilidade. Os elementos aerodinâmicos contribuem para a sua autonomia de condução, incluindo cortinas de ar, coberturas da parte inferior da carroçaria e spoilers traseiros. As características de redução de ruído incluem vidros mais espessos e minimização da turbulência do vento. 

A arquitetura eTNGA permite que a unidade de bateria fina seja integrada no chassis, assegurando um centro de gravidade baixo e uma distribuição de peso equilibrada. O seu design permite que o bZ4X tenha uma longa distância entre eixos; com 2.850 mm, é 160 mm mais comprida do que no RAV4. O resultado é um excelente espaço interior – tanto no habitáculo como no compartimento de carga. 

O espaço de carga flexível inclui um tabuleiro de dois níveis ajustável e um espaço sob o piso que pode acrescentar 71 mm à altura da carga quando é necessário transportar objetos mais altos. Com os bancos traseiros no lugar e o tabuleiro na posição mais baixa, há até 452 l (VDA). Os bancos traseiros podem ser rebatidos 60:40 e têm uma função reclinável. O espaço por baixo do convés comporta uma caixa de ferramentas e oferece espaço para um triângulo de aviso ou para o cabo de carregamento do automóvel; a cobertura rebatível do tonneau também pode ser arrumada de forma organizada.

 

Resumindo, temos um exterior muito agradável, com linhas bem vincadas, que ficam bem nesta proposta da Toyota.

Interior

7/10

O interior do Toyota bZ4X dá prioridade ao conforto e à amplitude. A consola central confere um ar moderno e apesar do interior ser algo desprovido de cor e vida, acaba por ser um lugar aprazível, especialmente pelo conforto e pela qualidade dos materiais à vista. O espaço é também digno de nota, quer nos bancos da frente, quer no banco traseiro.

O painel de instrumentos fino e baixo aumenta a abertura e a visibilidade para a frente, enquanto o cockpit centrado no condutor apresenta um ecrã TFT montado na parte superior para facilitar a visualização, com informação disponível de forma simples e clara.

As opções multimédia incluem um ecrã tátil de 8 ou 12,3 polegadas (que equipa esta versão) com funcionalidades avançadas de conetividade através do sistema Toyota Smart Connect e da aplicação MyT, oferecendo acesso a redes de carregamento e a várias funções do veículo. O automóvel apresenta um novo controlo de seleção de velocidades e iluminação LED no habitáculo.

No geral, o interior do bZ4X destaca-se pela arrumação, pelo conforto e pela qualidade dos materiais e da construção à vista. O espaço da bagageira é também generoso. As notas mais negativas vão para o volante, que tem um ar pouco moderno, completamente fora do espírito do exterior e até da consola central. Mesmo o toque do volante e dos botões não é o mais agradável. O controlo de climatização é digital, o que complicou a tarefa no controlo deste sistema. 

Equipamento

8/10

A lista de equipamento do bZ4X é generosa. Conta com o Toyota T-Mate, um conjunto abrangente de sistemas de segurança e assistência. Inclui a última geração do Toyota Safety Sense, que oferece características avançadas como o Sistema de Pré-Colisão, o Assistente de Faixa de Rodagem e o Assistente de Sinais de Trânsito. Estes sistemas ajudam a prevenir acidentes e prestam assistência em vários cenários de condução, tais como travagem de emergência, assistência à direção e manutenção da faixa de rodagem. A Assistência à Saída Segura avisa contra a abertura de portas para o trânsito em sentido contrário, enquanto a Assistência à Condução Proactiva prevê riscos de colisão e toma medidas preventivas. As atualizações over-the-air garantem que o sistema se mantém atualizado com as mais recentes características e melhorias de segurança, proporcionando tranquilidade e comodidade aos condutores.

As ajudas à condução impõem-se, por vezes, de forma algo exagerada, o que tem tendência a estragar um pouco a experiência de condução. É possível desligar as ajudas, mas a forma como isso é possível não é a mais simples. Pode ser feito com os controlos do volante, mas as primeiras vezes irão exigir atenção redobrada. Com o hábito, o sistema torna-se mais simples de usar. 

O infotainment é simples, mas pouco intuitivo. Serve perfeitamente para o que se pretende e nesta versão com o som JBL, temos alguns argumentos que pesam a favor deste bZ4X, mas no geral o infoentretenimento desta proposta fica aquém de outras propostas, especialmente pelo que dá e pelo interface que não é o mais simples de usar. 

Consumos

7/10

Numa utilização mista, com autoestrada, vias rápidas e algum trânsito à mistura, o bZ4X devolveu uma média de consumo de 16,1 kWh, com uma autonomia real a rondar os 363km. Apesar da média de consumo muito interessante, a autonomia total real acabou por ficar ligeiramente abaixo de outras propostas. 

Ao Volante

7/10

O bZ4X foi pensado para a família. Como tal, o conforto e o espaço foram privilegiados, sempre com um sentido muito prático. Essa filosofia foi também passada para as sensações ao volante. O SUV nipónico tem um pisar muito agradável e confortável, com uma suspensão muito competente na absorção das irregularidades da estrada. A unidade motriz, apesar de elétrica, apresenta a sua potência de forma controlada, sem exageros. Com este panorama, não é de espantar que as capacidades dinâmicas do bZ4X não sejam espantosas. Apesar de competente, em andamentos mais ritmados o conjunto é pesado. Salva-se o centro de gravidade baixo, graças à instalação das baterias no fundo do carro. Mas é depressa que se chega à conclusão que não vale a pena apressar o andamento neste carro, que se dá melhor em andamento médios ou baixos, com uma boa insonorização, uma suspensão confortável que permite usufruir do interior espaçoso. As capacidades off-road não foram testadas. 

Motor

8/10

O Toyota bZ4X é alimentado por um motor elétrico  de tração dianteira a produzir 204 cv e 266 Nm de binário. O automóvel dispõe de uma função de reforço da regeneração. A bateria de iões de lítio tem uma capacidade bruta de 71,4 kWh e está equipada com um sistema de arrefecimento a água para um desempenho estável. Com capacidade de carregamento rápido, pode atingir uma carga de 80% em cerca de 30 minutos. A Toyota oferece uma garantia que assegura que a bateria mantém pelo menos 70% da sua capacidade durante 10 anos.

Balanço Final

7/10

Esta primeira incursão da Toyota pelo mundo dos 100% elétricos leva nota positiva. Os pontos fortes vão agradar às famílias, com espaço, conforto e um design exterior que se destaca. As sensações ao volante são positivas e o bZ4X  tem tudo para ser um bom companheiro de viagem. Mas a falta de cor e originalidade do interior, o sistema de infotainment pouco apelativo e o peso do conjunto comprometem a experiência no geral. A autonomia é também ligeiramente abaixo do que seria desejável. É uma proposta interessante da Toyota, mas olhando a outras propostas do mercado, há mais motivos de interesse noutras marcas. 

 

Concorrentes

BMW iX Xdrive 40 – Desde 86 500 €

Ford Mustang Mach-E Premium  – Desde 54,005.07 €

Nissan Ariya Evolve – Desde 58 640 €

Renault Scenic E-Tech Iconic – Desde 52 650 €

Skoda Enyaq Sportline Advanced 60 – Desde 52.234,40 €

Ficha Técnica

Velocidade máxima 160 km/h

Aceleração 0-100 km/h 7,5 s

Consumo de combustível WLTP – 14,5 kWh/100 km (16,1obtidos no teste)

Autonomia eléctrica WLTP 436 km (363 obtido no teste)

Comprimento 4.690 mm

Largura 1.860 mm

Altura 1.600 mm

Distância entre eixos 2850 mm

Peso 1.970 kg

Volume da bagageira – 452 litros

Potência máxima 204 CV / 150 kW

Binário máximo 265 Nm

Bateria-  iões de lítio, 71,4 kWh

Potência máxima de recarga em CC 150 kW

Potência máxima de recarga em AC 11 kW

Tempo total de recarga a 11 kW – 6,5 horas

Tempo de recarga de 0 a 80 % DC – 30 min (150 kW)

Pneus dianteiros 235/50 R20 104V

Pneus traseiros 235/50 R20 104V

Pneus dianteiros 7,5 x 20

Jantes traseiras 7,5 x 20

Mais/Menos


Mais

Espaço

Conforto

Design exterior

Menos

Infotainment

Autonomia algo curta

Interior conservador

Preços


Preço da versão ensaiada (Euros): 57.740€

Preço da versão base (Euros): 48.490€

Exterior
Interior
Equipamento
Consumos
Ao volante
Concorrentes
Motor
Balanço final
Ficha técnica

Exterior

O primeiro impacto no contacto com o bZ4X dá-nos um carro com linhas vincadas e um design moderno. São linhas muito semelhantes ao que podemos encontrar no novo C-HR e que funcionam muito bem neste tipo de veículo. A sua aparência frontal apresenta uma forma distinta de “cabeça de martelo” com faróis LED estreitos, enquanto a silhueta baixa e as jantes grandes enfatizam o seu carácter de SUV. Em comparação com o RAV4, é mais baixo, com saliências mais curtas e uma distância entre eixos mais longa, melhorando a agilidade. Os elementos aerodinâmicos contribuem para a sua autonomia de condução, incluindo cortinas de ar, coberturas da parte inferior da carroçaria e spoilers traseiros. As características de redução de ruído incluem vidros mais espessos e minimização da turbulência do vento. 

A arquitetura eTNGA permite que a unidade de bateria fina seja integrada no chassis, assegurando um centro de gravidade baixo e uma distribuição de peso equilibrada. O seu design permite que o bZ4X tenha uma longa distância entre eixos; com 2.850 mm, é 160 mm mais comprida do que no RAV4. O resultado é um excelente espaço interior – tanto no habitáculo como no compartimento de carga. 

O espaço de carga flexível inclui um tabuleiro de dois níveis ajustável e um espaço sob o piso que pode acrescentar 71 mm à altura da carga quando é necessário transportar objetos mais altos. Com os bancos traseiros no lugar e o tabuleiro na posição mais baixa, há até 452 l (VDA). Os bancos traseiros podem ser rebatidos 60:40 e têm uma função reclinável. O espaço por baixo do convés comporta uma caixa de ferramentas e oferece espaço para um triângulo de aviso ou para o cabo de carregamento do automóvel; a cobertura rebatível do tonneau também pode ser arrumada de forma organizada.

 

Resumindo, temos um exterior muito agradável, com linhas bem vincadas, que ficam bem nesta proposta da Toyota.

Interior

O interior do Toyota bZ4X dá prioridade ao conforto e à amplitude. A consola central confere um ar moderno e apesar do interior ser algo desprovido de cor e vida, acaba por ser um lugar aprazível, especialmente pelo conforto e pela qualidade dos materiais à vista. O espaço é também digno de nota, quer nos bancos da frente, quer no banco traseiro.

O painel de instrumentos fino e baixo aumenta a abertura e a visibilidade para a frente, enquanto o cockpit centrado no condutor apresenta um ecrã TFT montado na parte superior para facilitar a visualização, com informação disponível de forma simples e clara.

As opções multimédia incluem um ecrã tátil de 8 ou 12,3 polegadas (que equipa esta versão) com funcionalidades avançadas de conetividade através do sistema Toyota Smart Connect e da aplicação MyT, oferecendo acesso a redes de carregamento e a várias funções do veículo. O automóvel apresenta um novo controlo de seleção de velocidades e iluminação LED no habitáculo.

No geral, o interior do bZ4X destaca-se pela arrumação, pelo conforto e pela qualidade dos materiais e da construção à vista. O espaço da bagageira é também generoso. As notas mais negativas vão para o volante, que tem um ar pouco moderno, completamente fora do espírito do exterior e até da consola central. Mesmo o toque do volante e dos botões não é o mais agradável. O controlo de climatização é digital, o que complicou a tarefa no controlo deste sistema. 

Equipamento

A lista de equipamento do bZ4X é generosa. Conta com o Toyota T-Mate, um conjunto abrangente de sistemas de segurança e assistência. Inclui a última geração do Toyota Safety Sense, que oferece características avançadas como o Sistema de Pré-Colisão, o Assistente de Faixa de Rodagem e o Assistente de Sinais de Trânsito. Estes sistemas ajudam a prevenir acidentes e prestam assistência em vários cenários de condução, tais como travagem de emergência, assistência à direção e manutenção da faixa de rodagem. A Assistência à Saída Segura avisa contra a abertura de portas para o trânsito em sentido contrário, enquanto a Assistência à Condução Proactiva prevê riscos de colisão e toma medidas preventivas. As atualizações over-the-air garantem que o sistema se mantém atualizado com as mais recentes características e melhorias de segurança, proporcionando tranquilidade e comodidade aos condutores.

As ajudas à condução impõem-se, por vezes, de forma algo exagerada, o que tem tendência a estragar um pouco a experiência de condução. É possível desligar as ajudas, mas a forma como isso é possível não é a mais simples. Pode ser feito com os controlos do volante, mas as primeiras vezes irão exigir atenção redobrada. Com o hábito, o sistema torna-se mais simples de usar. 

O infotainment é simples, mas pouco intuitivo. Serve perfeitamente para o que se pretende e nesta versão com o som JBL, temos alguns argumentos que pesam a favor deste bZ4X, mas no geral o infoentretenimento desta proposta fica aquém de outras propostas, especialmente pelo que dá e pelo interface que não é o mais simples de usar. 

Consumos

Numa utilização mista, com autoestrada, vias rápidas e algum trânsito à mistura, o bZ4X devolveu uma média de consumo de 16,1 kWh, com uma autonomia real a rondar os 363km. Apesar da média de consumo muito interessante, a autonomia total real acabou por ficar ligeiramente abaixo de outras propostas. 

Ao volante

O bZ4X foi pensado para a família. Como tal, o conforto e o espaço foram privilegiados, sempre com um sentido muito prático. Essa filosofia foi também passada para as sensações ao volante. O SUV nipónico tem um pisar muito agradável e confortável, com uma suspensão muito competente na absorção das irregularidades da estrada. A unidade motriz, apesar de elétrica, apresenta a sua potência de forma controlada, sem exageros. Com este panorama, não é de espantar que as capacidades dinâmicas do bZ4X não sejam espantosas. Apesar de competente, em andamentos mais ritmados o conjunto é pesado. Salva-se o centro de gravidade baixo, graças à instalação das baterias no fundo do carro. Mas é depressa que se chega à conclusão que não vale a pena apressar o andamento neste carro, que se dá melhor em andamento médios ou baixos, com uma boa insonorização, uma suspensão confortável que permite usufruir do interior espaçoso. As capacidades off-road não foram testadas. 

Concorrentes

BMW iX Xdrive 40 – Desde 86 500 €

Ford Mustang Mach-E Premium  – Desde 54,005.07 €

Nissan Ariya Evolve – Desde 58 640 €

Renault Scenic E-Tech Iconic – Desde 52 650 €

Skoda Enyaq Sportline Advanced 60 – Desde 52.234,40 €

Motor

O Toyota bZ4X é alimentado por um motor elétrico  de tração dianteira a produzir 204 cv e 266 Nm de binário. O automóvel dispõe de uma função de reforço da regeneração. A bateria de iões de lítio tem uma capacidade bruta de 71,4 kWh e está equipada com um sistema de arrefecimento a água para um desempenho estável. Com capacidade de carregamento rápido, pode atingir uma carga de 80% em cerca de 30 minutos. A Toyota oferece uma garantia que assegura que a bateria mantém pelo menos 70% da sua capacidade durante 10 anos.

Balanço final

Esta primeira incursão da Toyota pelo mundo dos 100% elétricos leva nota positiva. Os pontos fortes vão agradar às famílias, com espaço, conforto e um design exterior que se destaca. As sensações ao volante são positivas e o bZ4X  tem tudo para ser um bom companheiro de viagem. Mas a falta de cor e originalidade do interior, o sistema de infotainment pouco apelativo e o peso do conjunto comprometem a experiência no geral. A autonomia é também ligeiramente abaixo do que seria desejável. É uma proposta interessante da Toyota, mas olhando a outras propostas do mercado, há mais motivos de interesse noutras marcas. 

 

Mais

Espaço

Conforto

Design exterior

Menos

Infotainment

Autonomia algo curta

Interior conservador

Ficha técnica

Velocidade máxima 160 km/h

Aceleração 0-100 km/h 7,5 s

Consumo de combustível WLTP – 14,5 kWh/100 km (16,1obtidos no teste)

Autonomia eléctrica WLTP 436 km (363 obtido no teste)

Comprimento 4.690 mm

Largura 1.860 mm

Altura 1.600 mm

Distância entre eixos 2850 mm

Peso 1.970 kg

Volume da bagageira – 452 litros

Potência máxima 204 CV / 150 kW

Binário máximo 265 Nm

Bateria-  iões de lítio, 71,4 kWh

Potência máxima de recarga em CC 150 kW

Potência máxima de recarga em AC 11 kW

Tempo total de recarga a 11 kW – 6,5 horas

Tempo de recarga de 0 a 80 % DC – 30 min (150 kW)

Pneus dianteiros 235/50 R20 104V

Pneus traseiros 235/50 R20 104V

Pneus dianteiros 7,5 x 20

Jantes traseiras 7,5 x 20

Preço da versão ensaiada (Euros): 57.740€
Preço da versão base (Euros): 48.490€