Mitsubishi Colt regressa em 2023, marcando uma nova era para a Mitsubishi
Designer imagina 5 citadinos elétricos da Stellantis

Venda de carros pequenos e compactos em queda na Europa

By on 8 Fevereiro, 2024

Os SUV já significam metade das vendas na Europa e com isso estão a eclipsar os tradicionais estilos de carroçaria hatchback e station wagon. O segmento dos pequenos SUV foi o maior da Europa no ano passado, com cerca de 2,2 milhões de vendas, seguido dos SUV compactos, com mais de 1,9 milhões, de acordo com os dados da Dataforce. Mas o maior crescimento entre os SUV no ano passado veio dos segmentos premium.

As vendas de SUV premium de tamanho médio aumentaram 31% para 843.939, o que o tornou o quinto maior segmento da Europa. Os maiores contribuintes foram o Tesla Model Y, que cresceu 85% para 254.822, e o Mercedes-Benz GLC, com um aumento de 32% nas vendas para 91.259 unidades.

O segmento dos SUV compactos premium também registou um forte crescimento, ocupando agora o sexto lugar, com um aumento de 27% para 721.376 unidades, impulsionado pelo sucesso do Volvo XC40, o mais vendido, e do BMW X1, o segundo classificado.

Tanto o segmento dos SUV médios como o dos SUV compactos premium ultrapassaram o segmento dos minicarros, que caiu do quinto para o sétimo lugar, numa inversão de tendência que indica até que ponto o mercado europeu mudou para carros maiores.

No ano passado, foram vendidos 698.858 minicarros, contra mais de um milhão há uma década. Durante esse período, a Citroën, a Peugeot, a Ford e a Opel abandonaram o segmento.

Por outro lado, a mudança para os SUV na Europa está a provocar uma reação negativa entre os defensores do ambiente e das cidades, que argumentam que os modelos SUV de maiores dimensões estão a provocar um aumento da poluição e dos problemas de trânsito, especialmente nas cidades.

No domingo passado, os habitantes de Paris votaram a favor da triplicação da taxa de estacionamento para veículos com peso superior a 1.600 kg ou duas toneladas métricas para veículos eléctricos. Não será de descurar que medidas destas possam estender-se a outros Países.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)