Combustão, híbridos, elétricos, hidrogénio, e-fuels, etc: qual é o caminho? A resposta que é difícil de dar…
Tendências do mercado automóvel da UE: aumento nas vendas de veículos elétricos e híbridos

União Europeia vai legislar: motores de combustão vão ‘viver’ na UE pós-2035

By on 27 Março, 2023

Depois do acordo entre a Alemanha e a UE que vai permitir manter os motores de combustão após o ano de 2035, caso utilizem exclusivamente combustíveis sintéticos, a União Europeia vai agora ‘mapear’ o caminho legal para chegar a esse objetivo.

A partir daqui será estudado um regulamento que permitirá veículos que só podem funcionar com combustíveis sintéticos.

Recorde-se que o Ministério dos Transportes da Alemanha bloqueou durante várias semanas os planos da União Europeia de proibir as vendas de novos automóveis com emissões de CO2 em 2035, exigindo uma isenção para os automóveis com motor de combustão que funcionam com combustíveis sintéticos.

O acordo foi alcançado, e agora quando os países da UE aprovarem a lei de supressão gradual de 2035, a Comissão criará uma nova categoria de veículos para automóveis que só podem funcionar com combustíveis neutros em termos de emoções de dióxido de carbono para a atmosfera. A Itália quis incluir os biocombustíveis, mas sem sucesso.

Os combustíveis sintéticos, também conhecidos por e-fuels, são produzidos a partir da combinação de gás de hidrogénio (H2) e dióxido de carbono (CO2). Criados através de um processo químico, sem base de petróleo, acabam por gerar um combustível que pode ter características semelhantes à gasolina ou ao gasóleo, mas sem emissões. Que é o que se pretende…

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)