Combustão, híbridos, elétricos, hidrogénio, e-fuels, etc: qual é o caminho? A resposta que é difícil de dar…
Hidrogénio: É ou não o combustível do futuro?

Tendências do mercado automóvel da UE: aumento nas vendas de veículos elétricos e híbridos

By on 21 Março, 2024

Em fevereiro de 2024, a União Europeia (UE) registou um aumento nas vendas de automóveis novos, com uma subida de 10,1% face ao período homólogo, totalizando 883.608 unidades. A França e a Itália lideraram o crescimento com aumentos de dois dígitos, enquanto a Espanha e a Alemanha também apresentaram ganhos sólidos. No geral, os registos de automóveis nos primeiros dois meses do ano aumentaram 11,2%, para 1,7 milhões de unidades, com todos os principais mercados a contribuir para este crescimento.

Segundo os dados da ACEA, os carros elétricos a bateria mantiveram uma participação de mercado estável de 12%, com vendas crescendo modestamente em 9%, para 106.187 unidades. Os carros híbridos elétricos tiveram um aumento nas vendas de 24,7%, conquistando quase 29% do mercado. Os automóveis elétricos híbridos plug-in também registaram um crescimento notável, representando agora 7,3% das vendas de automóveis na UE.

Os automóveis a gasolina continuaram a ser a escolha mais popular entre os compradores, com uma expansão de 6,1% no mercado. No entanto, a sua quota de mercado diminuiu ligeiramente em relação ao ano anterior, para 35,5%. As vendas de automóveis a gasóleo diminuíram 5,1%, com quedas notáveis ​​em França, Espanha e Itália, mas com um aumento na Alemanha.

No geral, a mudança para veículos elétricos e híbridos continuou, com a gasolina a manter o seu domínio, mas com uma quota de mercado ligeiramente reduzida, e o gasóleo a enfrentar um declínio, exceto na Alemanha.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)