40% dos jovens considera um futuro sem automóveis
Um sinal de alerta de Luca de Meo: 13 milhões de empregos em jogo em toda a Europa

União Europeia cresce 28,8% em março em registos de automóveis novos

By on 19 Abril, 2023

Segundo a ACEA, Associação Europeia de Construtores de Automóveis, em março de 2023, o mercado automóvel na União Europeia registou um aumento de 28,8% nos registos de automóveis de passageiros, ultrapassando mais de um milhão de unidades (1.087.939). Todos os maiores mercados do bloco europeu registaram um crescimento de dois dígitos no mês passado, com a Espanha (66,1%) e a Itália (40,7%) na liderança.

Trata-se, de longe, do maior crescimento no último ano, face ao período homólogo do ano que o antecede. O anterior ‘recorde’ percentual de aumento do último ano cifrou-se em 20.6%, precisamente há um ano, em abril, e depois de aumentos de 11.3% em janeiro e 11.5% em fevereiro, março trouxe um crescimento de 28.8%. Convém no entanto, sempre, recordar que o ano de 2022 foi fortemente marcado por dificuldades dos construtores entregarem automóveis novos, devido à crise dos semi-condutores e não só e por isso estes aumento de dois dígitos percentuais são naturais, mesmo tendo em conta o atual contexto internacional.

No primeiro trimestre de 2023, o mercado automóvel da UE registou um aumento de novos registos de automóveis, com quase 2,7 milhões de unidades vendidas. Isto marca um aumento de 17,9% em relação a 2022, após resultados sólidos nos primeiros três meses. Entre os quatro principais mercados da UE, a Espanha (+44,5%) registou os maiores ganhos, seguida da Itália (+26,2%), França (+15,2%), e Alemanha (+6,5%).

Tipos de combustível de carros novos

Em março registaram-se aumentos significativos na quota de mercado dos carros híbridos para 24,3% e dos carros eléctricos a bateria para 13,9%. Apesar da mudança para modelos mais sustentáveis, os carros a gasolina ainda mantêm a maior quota de mercado em 37,5%.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)