Lenda está de regresso: Toyota Land Cruiser 2024 apresentado a 1 de agosto
Toyota apresenta a nova edição especial Matt Black do seu Land Cruiser

Toyota apresentou novo Land Cruiser

By on 2 Agosto, 2023

Aí está o novo Land Cruiser da Toyota, um modelo que combina o seu lendário ADN com novas tecnologias.

Com um grupo motopropulsor híbrido e um design retro, o novo Land Cruiser é completamente diferente da versão que o precedeu. Este é o primeiro Land Cruiser a adotar os sistemas de direção assistida eletronicamente e de barra estabilizadora desconectada. Com um motor diesel de 2,8 litros para um equilíbrio ideal entre eficiência de combustível e desempenho, surge com versão eletrificada com tecnologia Mild Hybrid e bateria de 48V disponível em breve. Seja como for, é um modelo que se baseia diretamente nas qualidades originais que tornaram o nome Land Cruiser sinónimo de força e confiança, já lá vão mais de 70 anos.

A Toyota abrirá as pré-vendas do novo Land Cruiser para clientes europeus em novembro, com as primeiras entregas de veículos previstas para o final do primeiro semestre de 2024.

Uma orgulhosa herança

O Land Cruiser nasceu há 72 anos como o “Toyota BJ”, a 1 de agosto de 1951. Pouco depois demonstrou sua força e capacidade ao se tornar o primeiro veículo a subir com sucesso até à sexta estação nas encostas do Monte Fuji.

Desde então, a missão da Toyota para o Land Cruiser tem sido fornecer às pessoas um veículo que as leve ao seu destino em segurança, mesmo nos ambientes mais adversos. As diferentes experiências de clientes em todo o mundo tiveram um papel essencial na evolução dos pontos fortes do Land Cruiser.

Talvez não seja nenhuma surpresa que a sua reputação mundial e duradoura o tenha tornado um dos modelos mais vendidos da Toyota, com 11,3 milhões de vendas até o momento, em mais de 170 países e regiões.

Desempenho aprimorado com a nova plataforma GA-F

O novo Land Cruiser mantém a sua clássica e robusta construção e segue os passos do maior Land Cruiser 300 ao adotar a plataforma GA-F da Toyota, que desempenha um papel fundamental na melhoria significativa do desempenho fora de estrada.

Ao mesmo tempo, o novo modelo é mais fácil de manobrar e mais confortável na condução diária em estrada, fiel ao compromisso da Toyota em torná-lo um veículo prático e adaptado às necessidades do dia-a-dia dos clientes.

O novo quadro é 50% mais rígido e a rigidez combinada do corpo e do quadro é 30% superior. Estes aumentos substanciais contribuem para melhorar a capacidade de resposta, manuseio e conforto de condução do novo Land Cruiser. O desempenho da suspensão também foi aprimorado, principalmente para ajudar a garantir maior articulação das rodas – um fator-chave na capacidade de direção todo-o-terreno.

Nova direção assistida eletronicamente

Este é o primeiro Land Cruiser a usar um sistema de direção assistido eletronicamente (EPS). Isso reduz a quantidade de contragolpes que podem ocorrer ao conduzir em superfícies irregulares e proporciona uma direção mais suave, direta e com manobrabilidade mais fácil em todas as velocidades. O uso do EPS também permite que o novo Land Cruiser seja equipado com o sistema Lane Tracing Assist.

Desconectar a barra estabilizadora dianteira: novidade Toyota

O novo Land Cruiser ganha ainda mais capacidade fora de estrada com uma nova barra estabilizadora dianteira desconectável. A tecnologia – SDM (Estabilizador com Mecanismo de Desconexão) – é uma novidade da Toyota e permite ao condutor alterar o status da barra estabilizadora usando apenas um interruptor no painel. Essa flexibilidade permite um melhor modo de condução e conforto em estradas irregulares.

O Monitor Multi-Terreno e Seletor Multi-Terreno também foram atualizados e fornecem um suporte adicional ao conduzir fora de estrada. Com o auxílio da câmara e display de alta resolução, o Monitor Multi-Terreno permite ao condutor uma visão clara da área imediatamente ao redor e abaixo do veículo; o sistema Seletor Multi-Terreno adapta automaticamente o desempenho do veículo para melhor resposta às diferentes condições de condução todo-o-terreno.

Nova Motorização

A nova motorização reflete o foco da Toyota em garantir que o modelo seja projetado para apoiar o estilo de vida dos seus condutores, levando mais longe a reputação de longa data do modelo em fiabilidade e durabilidade dentro e fora da estrada.

Na europa ocidental, o novo Land Cruiser será apresentado com uma unidade turbo-diesel de 2,8 litros, projetada para um forte equilíbrio entre eficiência de combustível e desempenho. Produz um máximo de 204 cv DIN/150 kW e é equipado com uma nova transmissão automática Direct Shift de oito velocidades, dando-lhe força para rebocar cargas de até 3.500 kg. No início de 2025, estará disponível uma nova motorização eletrificada, que combina o potente e eficiente motor diesel com a tecnologia de 48V Mild Hybrid.

Design: tradição aliada à modernidade

A tradição foi combinada com a modernidade para criar uma aparência intemporal que expressa a capacidade do veículo de suportar condições adversas. O estilo também captura a beleza funcional encontrada nas melhores ferramentas profissionais.

O visual volumoso e robusto expressa a qualidade de “voltar às origens” do novo Land Cruiser, mas também é altamente prático. O desempenho todo o terreno é favorecido por saliências mais curtas, cantos esculpidos e as diferentes partes da carroçaria foram projetadas para fácil substituição em caso de danos.

De perfil, o design exterior exibe uma silhueta clássica de Land Cruiser, com fortes linhas horizontais. O comprimento total é de 4.920mm, largura de 1,980mm e altura de 1.870mm; a distância entre eixos é de 2.850 mm.

O interior oferece uma escolha de configurações de cinco ou sete lugares, com um design que evoca a força e a funcionalidade de um autêntico todo-o-terreno. Isso é testemunhado em detalhes como o painel de instrumentos disposto horizontalmente e os interruptores que são moldados para facilitar a operação, mesmo ao conduzir em terrenos difíceis.

A visibilidade do condutor foi uma prioridade, auxiliada pela capota rebaixada, painel de instrumentos horizontal e uma linha de cintura rebaixada que permite a instalação de vidros laterais mais profundos.

Disposições avançadas de segurança

O novo Land Cruiser beneficiará dos mais recentes sistemas Toyota Safety Sense dentro de um abrangente pacote de tecnologias de segurança avançadas Toyota T-Mate que facilitam a condução.

Land Cruiser, a Primeira Edição

O novo Land Cruiser será introduzido na Europa com uma versão especial First Edition, disponível exclusivamente para os clientes que reservarem durante o período inicial de pré-vendas a partir de novembro deste ano. Esta versão limitada – cerca de 3 000 unidades serão construídas para a Europa – enfatiza a herança do Land Cruiser com um design exclusivo, focado no seu carácter fora de estrada. Os detalhes incluem faróis redondos clássicos e acabamentos de pintura exterior em dois tons: Castanho Areia e Azul Fumado. Mais detalhes serão partilhados mais perto do início de pré-vendas

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)