Xpeng: Salvador Caetano responsável pela importação e distribuição
Correia de distribuição: Cuidados a ter para evitar faturas pesadas

Tempo ou Quilometragem? Descubra quando substituir a correia de distribuição

By on 16 Abril, 2024

A atenção à correia de distribuição é frequentemente destacada quando se discute a manutenção de um veículo. Mas sabe realmente qual é a função desse componente essencial? E compreende quando é necessário substituí-lo, bem como as possíveis consequências caso negligencie essa troca? Eis uma breve explicação

Antes de mais, é importante realçar que alguns motores utilizam uma corrente de distribuição, em vez da correia mais comum, que é mais leve e menos ruidosa. Apesar dessas vantagens, as correntes de distribuição não necessitam de praticamente nenhuma manutenção, ao contrário das correias, cuja vida útil é significativamente reduzida devido ao desgaste da borracha.

Para prevenir quebras da correia e uma potencial falha catastrófica do motor, é crucial consultar o manual do seu veículo e verificar o intervalo de quilometragem recomendado para a troca da correia. Contudo, se o seu veículo percorre poucos quilómetros, é importante ter em mente que o tempo é também um fator a ter em conta. Uma correia pode ter poucos quilómetros, mas pode danificar-se mais facilmente à medida que o tempo passa. É por isso que deve olhar para os quilómetros percorridos e para o tempo de vida útil.

A correia de distribuição sincroniza as diferentes partes móveis de um motor, evitando que diversos componentes ocupem o mesmo espaço simultaneamente. Imagine um motor girando a 3000 rotações por minuto, com válvulas a abrir e fechar e êmbolos a mover-se rapidamente, quando a correia se parte. Uma falha nesta sincronização coloca em causa a integridade do motor e, por conseguinte, a integridade da sua carteira. Ter cuidados com a correia de distribuição é fundamental para evitar gastos avultados.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)