Os supercarros mais esperados de 2024
Rimac Nevera entra para o Guinness com recorde em marcha-atrás

Rimac Nevera bate o recorde de produção em Goodwood

By on 17 Julho, 2023

O Rimac Nevera, que já é o automóvel de produção com a aceleração mais rápida do mundo e o veículo elétrico de produção com a velocidade máxima verificada mais elevada, é agora também o automóvel elétrico de produção mais rápido de sempre na famosa rampa do Festival de Velocidade de Goodwood. No Supercar Shootout, no último dia do evento, o Nevera registou um tempo de 49,32 segundos.

O carro – equipado com pneus Pirelli Pilot Sport 4S – foi conduzido durante todo o fim de semana pelo piloto-chefe de testes e desenvolvimento da Bugatti Rimac, Miroslav Zrnčević, que passou a maior parte do tempo no troço de lado, em derrapagens ‘esfumaçadas’ em todas as curvas, em 2022. Mas para 2023, o foco não era apenas dar espetáculo, mas sim estabelecer um recorde.

“Enfrentar a estreita rampa de Goodwood, com as suas curvas apertadas e secções fora de curva, é na verdade um dos locais mais assustadores para conduzir um carro rapidamente. Mas este é o ano de estabelecimento de recordes para o Nevera, e a rampa de Goodwood foi mais um desafio a conquistar. Com dezenas de milhares de pessoas a assistir no local e milhões mais online, há uma linha ténue entre a glória e uma viagem para os fardos de feno, mas estou muito feliz por ter mostrado o incrível trabalho das equipas de design e engenharia com outro recorde verificado para este carro revolucionário”, disse Miroslav Zrnčević, piloto chefe de testes e desenvolvimento da Rimac.

A chave para a velocidade do Nevera é o seu avançado sistema de baterias, grupo motopropulsor e software, todos desenvolvidos internamente no Grupo Rimac. Os grupos motopropulsores dianteiro e traseiro – cada um composto por dois motores individuais – fornecem energia a cada roda individualmente.

Na traseira, um inversor duplo de 1MW permite 900Nm e 470kW por motor, enquanto um grupo motopropulsor dianteiro totalmente personalizado foi concebido para proporcionar uma potência e um controlo ótimos.

Todos os sistemas são supervisionados por uma complexa rede de unidades de controlo eletrónico desenvolvidas internamente, que trabalham em conjunto com um supercomputador baseado no NVIDIA Pegasus para calcular e enviar os resultados para os quatro sistemas de transmissão 100 vezes por segundo. A combinação de todos estes sistemas, e o software que os controla, é conhecida como Rimac All-Wheel Torque Vectoring 2.

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