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Renault Symbioz: Pontos-chave e primeiro contacto

By on 2 Maio, 2024

A Renault apresentou o seu novo Symbioz, a nova proposta para o segmento C, pensado em especial para as famílias, com a tecnologia aliada à versatilidade.

O Symbioz apresenta um design moderno, agradável. Construído sobre a plataforma CMF-B alargada, apresenta proporções equilibradas. O novo logótipo Renault está integrado de forma criativa em vários elementos, reforçando o seu aspeto premium.

Moderno e elegante

Complementando o seu design, o Symbioz apresenta grandes jantes de 19″ nas versões Esprit Alpine e Iconic. Todas as jantes (18″ e 19″) são novas e exclusivas deste modelo. As linhas acentuadas criam um efeito gráfico dinâmico, dando a impressão de que a roda está a girar, mesmo quando o veículo está parado.

Os faróis afilados e uma traseira esculpida com formas geométricas iluminadas contribuem para a sua forte presença visual. Disponível em sete cores, incluindo o novo Azul Mercury e o icónico Vermelho Flame.

Interiores diferenciados para cada versão

Cada versão do Symbioz apresenta estofos únicos, refletindo personalidades distintas adaptadas a perfis de clientes específicos. A versão Techno apresenta bancos em tecido espesso com pespontos e debruns amarelos, bem como um logótipo bordado, que se adequam a uma estética moderna e dinâmica.

Em contraste, a versão Esprit Alpine apresenta bancos com pespontos em azul, painéis laterais TEP em relevo e tecido desportivo de alta tecnologia, encarnando um estilo desportivo, mas requintado.

A versão Iconic destaca-se pelos bancos em tecido high-tech de malha larga, adornados com pespontos e debruns dourados, que evocam um ambiente sofisticado e moderno, inspirado nos equipamentos desportivos de primeira qualidade, distinguindo-se dos designs automóveis tradicionais.

Interior versátil e prático

O Symbioz redefine o segmento C com o seu tamanho compacto (4,41 m de comprimento, 1,79 m de largura) sem comprometer o espaço interior ou a capacidade de carga. O banco traseiro desliza 16 cm, proporcionando um amplo espaço para os joelhos dos passageiros e mantendo uma bagageira espaçosa (492 litros).

Com os bancos traseiros rebatidos, a capacidade da bagageira expande-se para uns impressionantes 1.582 litros. A ausência de um rebordo na bagageira facilita o carregamento, perfeito para famílias. No interior, 24,7 litros de arrumação no habitáculo e quatro tomadas USB-C asseguram a conetividade em movimento. Uma prática porta traseira elétrica, operável a partir do interior, do exterior ou com as mãos livres, acrescenta conveniência.

Solarbay de série

O Solarbay, presente em modelos como o Rafale e o Scénic E-Tech elétrico, é uma das características dos veículos de nova geração da Renault. Incluído no Symbioz, traduz o empenhamento da Renault em integrar as tecnologias de ponta nos modelos de série.

Com a tecnologia “AmpliSky”, o Solarbay elimina a necessidade de uma persiana, escurecendo o teto de abrir em segmentos, graças à tecnologia PDLC, ajustável por interrutor ou por comando de voz. Com quatro posições, aumenta o conforto térmico e ajusta automaticamente a sua tonalidade em função das condições ambientais. Este design inovador aumenta a altura livre em 30 mm, maximizando a sensação de espaço e luz, contribuindo para o conforto dos passageiros e para a eficiência do veículo.

O melhor infotainment e tecnologia

O Symbioz oferece uma conetividade de vanguarda, ancorada pelo sistema multimédia OpenR Link com Google integrado, compatível com Android Auto e Apple CarPlay. O seu ecrã central tátil vertical de 10,4″ permite o acesso a uma vasta gama de aplicações e serviços do catálogo Google Play.

As aplicações especialmente concebidas para os utilizadores Renault melhoram a experiência de condução, incluindo ferramentas de navegação, entretenimento e viagens em família. A aplicação móvel My Renault permite gerir e atualizar o veículo à distância. O sistema de som Harman Kardon, opcional, é um extra para os apreciadores de música.

As configurações MULTI-SENSE permitem a personalização de parâmetros técnicos e ambientais, incluindo a iluminação ambiente com 48 opções de cores, ajustando-se automaticamente com base no ciclo circadiano.

O Symbioz está equipado com um vasto conjunto de ajudas à condução e de dispositivos de segurança. A versão Iconic dispõe de 29 ajudas à condução de nova geração, entre as quais o Active Driver Assist para uma condução autónoma de nível 2, a adaptação inteligente da velocidade e o reconhecimento dos sinais de trânsito.

O sistema de travagem automática de emergência traseiro, os sistemas de ajuda ao estacionamento traseiro, dianteiro e lateral e o aviso de ângulo morto contribuem para experiências de condução mais seguras.

O Predictive Eco Driving Advice e o Safety Coach oferecem recomendações em tempo real e pontuações de condução para promover a eficiência de combustível e práticas de condução mais seguras. As definições personalizáveis e o botão My Safety Switch permitem aos condutores ativar ou desativar facilmente as definições preferidas do ADAS.

Além disso, funcionalidades como o controlo de velocidade de cruzeiro, o assistente de arranque em subida e uma câmara de 360° melhoram a experiência de condução e estacionamento.

Sensações do primeiro contacto

O Symbioz é um carro muito bonito. Com as linhas do Scenic, tem um aspeto moderno, elegante. A Renault tem apresentado modelos com um visual muito apelativo e este Symbioz não foge à regra. É, talvez, um pouco parecido demais ao Scenic, o que lhe tira algum caráter próprio. Esta semelhança, quer nas linhas, quer no tamanho, que pode causar alguma confusão para os menos atentos à gama Renault. Mas é uma proposta que, na cor certa, vai despertar a atenção de quem o vê passar.

No interior temos um mundo já conhecido. O Symbioz partilha a estrutura do seu painel de instrumentos com o Novo Captur e as linhas já são conhecidas de outros modelos (Arkana, por exemplo). É uma pena a Renault não ter optado pelo interior do Scenic ou Austral, mas ainda assim temos um interior simples, mas agradável.

O conforto dos bancos é bom e o espaço interior é generoso, com o banco traseiro a poder deslizar 16 centímetros, o que dá uma versatilidade ainda maior ao interior. O espaço em altura pareceu-nos no limite em certos pontos, com o Solarbay a dar mais altura e conforto nesse capítulo. O Solarbay é mesmo um dos pontos fortes desta proposta, com muito mais luz a entrar no habitáculo, proporcionando uma experiência muito mais agradável.

Das três versões vistas, a Esprit Alpine, com o alumínio com gradiente de azul no tablier, destacou-se. Mas no geral encontramos um carro bonito, prático, com versatilidade digna de nota, tal como o espaço. A tecnologia já é conhecida e o OpenR Link é uma referência, pela facilidade no uso, pela fluidez e pela tecnologia.

A Renault também já nos habituou a um nível elevado nas ajudas à condução e na facilidade do seu uso (e também na sua desativação) pelo que esperamos mais do mesmo quando tivermos oportunidade de ensaiar este carro.

Pena a escolha limitada a uma opção de motorização. Os clientes gostam de ter mais opções, mas sendo este uma unidade híbrida de referência e com excelentes números no que diz respeito à eficiência e economia, esse ponto negativo poderá ser esbatido.

O Symbioz não nos causou o espanto de um modelo novo, apesar de o ser. Não obstante, tem argumentos para ser uma proposta forte. O preço determinará muito do seu sucesso, mas a Renault tem apostado em números convidativos, pelo que o Symbioz tem potencial para fazer os responsáveis da marca sorrir, satisfazendo as necessidades de muitas famílias (e não só).

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)