Lexus LBX: Classe superior em tamanho compacto
Magyar Suzuki alcança marca de 4 milhões de carros produzidos na Hungria

Quais as marcas mais fiáveis em 2023? Lexus, Suzuki e Subaru no top 3

By on 20 Fevereiro, 2024

Quando compramos um carro, a fiabilidade é sempre um fator importante na nossa escolha. Ninguém quer ter problemas com o seu veículo, pois além do inconveniente, as faturas podem ser onerosas. Por isso, a fiabilidade é uma caraterística sempre apreciada. A DECO Proteste fez um inquérito de satisfação e fez um top de marcas mais fiáveis.

O questionário enviado para perto de 30 mil condutores incluiu países como Espanha, França, Itália, Bélgica, Países Baixos, Chéquia, Eslováquia e Eslovénia. Em Portugal foram feitos 1782 inquéritos. Foram reunidas informações sobre 30 251 experiencias, com dados para 276 versões e 36 marcas, com carros de seis meses a 12 anos de idade.

Na lista de marcas mais fiáveis, a Lexus conseguiu o primeiro lugar, como já tinha acontecido em 2018, 2020 e 2022. O top 5 é constituído pela Lexus, Suzuki, Subaru, Toyota e Cupra. KIA, Smart, Honda, Mitsubishi e Nissan completam o top 10.

As avarias mais relatadas estão relacionadas com o sistema elétrico (13,4%), sendo que o segundo fator com mais falhas é o sistema de travagem (9,1%). Os motores a combustão foram responsáveis por 8,8% de avarias e os problemas nos motores elétricos foram relatados em 2,8% dos casos. As baterias avariaram em 4,8%dos carros. 7,3% das avarias deveram-se ao sistema de infotainment e 3,3% nos equipamentos de segurança ativa.

Toyota lidera na assistência.

A Toyota conseguiu destacar-se no capítulo da assistência técnica, sendo a marca que mais agradou os clientes no serviço prestado e nos preços praticados. Cerca de 85% dos problemas reportados na garantia foram reparados e resolvidos a favor do cliente. A Opel, a KIA, a Ford e a Volvo foram as marcas que ficaram no top 5 no que diz respeito à satisfação na assistência técnica.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)