125º aniversário da Goodyear: Top 10 aparições no grande ecrã
Da tração animal à eletrificação: 125 anos de Goodyear

Os pneus que chegaram a 1014km/h

By on 31 Março, 0204

De que servem os recordes se não foram batidos? O ser humano tem esta faceta de estar constantemente a desafiar-se a elevar a fasquia. Essa faceta é bem clara no mundo automóvel e da velocidade. É por isso que os recordes de velocidade máxima são alvo de grande interesse.

O Thrust SSC é a máquina que detém o recorde de velocidade num carro, atingindo os 1,227.985 km/h em 1997. Mas antes disso tivemos o Blue Flame, que ultrapassou a barreira dos 1000km/h ((1001, 666 km/h numa milha lançada, e 1014,511 km/h num quilómetro lançado) em 1970, batendo o recorde de velocidade em terra.

Estes feitos foram alcançados nas planícies salgadas de Bonneville, as quais proporcionavam as condições ideais para testar os limites de velocidade e de performance dos veículos.

A Goodyear concebeu pneus de medida 8:00-25 para o veículo, com um diâmetro exterior de 34,8 polegadas, e uma superfície macia na banda de rolamento, para evitar a acumulação de calor, insuflados com nitrogénio a 350 psi.

O design e a engenharia excecionais do Blue Flame, incluindo o seu avançado sistema de propulsão por foguete, foram decisivos para superar o recorde anterior, e o feito serviu como catalisador para continuar a inovar nesta área. Claro que os pneus são sempre um pouco menosprezados nesta equação, mas são parte fundamental em qualquer veículo.

Contudo, o feito da Goodyear não foi um exemplo isolado, dado que a empresa já tinha anteriormente demonstrado a sua propensão para bater recordes. Em 1963, a Goodyear foi a primeira a desenvolver um pneu capaz de superar as 643,7376 km/h, quando Craig Breedlove conduziu o seu primeiro Spirit of America até ao êxito.

Nos últimos anos, a Goodyear também equipou o veículo JCB DieselMax, de fabrico britânico, que estabeleceu, em 2016, um recorde de velocidade terrestre de 328 mph (527,864832 km/h) para veículos Diesel; e o The Iron Knight da Volvo Trucks, que bateu, também em 2016, dois recordes mundiais de velocidade para camiões. O camião alcançou uma velocidade média de 169,98112 km/h num tempo de 21,29 segundos, ao longo de 1000 metros, após um arranque parado. O Iron Knight também bateu o recorde para a distância de 500 metros, alcançando 131,32247 km/h em 13,71 segundos, após um arranque parado.

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