Bentley usou biocombustível em Goodwood

O que é biocombustível de segunda geração 100 por cento renovável?

By on 16 Março, 2024

Um biocombustível de segunda geração é um tipo de biocombustível que é produzido a partir de biomassa não comestível, como resíduos agrícolas, resíduos industriais e biomassa florestal. São considerados mais sustentáveis e são mais eficientes em termos de recursos e produzem menos emissões de gases de efeito estufa.

Estão ainda em desenvolvimento, mas têm o potencial de desempenhar um papel importante na transição para uma economia de baixo carbono. Os biocombustíveis de segunda geração podem ser usados ​​para substituir os combustíveis fósseis numa variedade de aplicações, incluindo transporte, geração de energia e aquecimento.

Ao contrário dos biocombustíveis de primeira geração, que são produzidos a partir de culturas alimentares cultivadas em terras aráveis, os biocombustíveis de segunda geração utilizam produtos residuais, incluindo resíduos agrícolas e florestais e subprodutos da indústria alimentar.

Durante o processo de produção, os resíduos de biomassa são decompostos por fermentação, o que leva à criação de etanol.

A desidratação do etanol converte-o em etileno, que pode depois ser transformado em gasolina através do processo de oligomerização – encadeamento de moléculas curtas de hidrocarbonetos para produzir moléculas mais longas e mais densas em energia.

O combustível produzido é 100 por cento renovável e permite uma redução estimada de 85 por cento do impacto de CO₂ em comparação com a gasolina convencional.

Ao utilizar materiais residuais que, de outra forma, seriam eliminados, o biocombustível de segunda geração evita o dilema “alimentos versus combustível” associado aos biocombustíveis de primeira geração.

FOTO Freepik

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)