Volvo em 2023: EX90 e EX30 foram as duas novidades importantes
Campanha Volvo EX30 une Locarent, Volvo, Novo Banco e Caixa Geral de Depósitos

Novo Volvo EX30 está aí: preços começam nos 37.890€

By on 20 Setembro, 2023

A Volvo apresentou em Portugal o seu novo EX30. Com preços a partir de 37.890€, o novo B-SUV da Volvo tem bons argumentos para vingar no seu competitivo segmento. A começar pelo preço…

O novo Volvo EX30 foi agora visto também em Lisboa, na Gare do Oriente, uma zona onde muitos milhares de pessoas passam diariamente, e uma coisa tenho a certeza: quem passou por perto não ficou indiferente à nova proposta elétrica da Volvo.

Quando são revelados novos automóveis, é bastante comum rapidamente olhar para o preço e muito sinceramente não esperava que começassem nos 37.890€. Um Volvo e valores de trinta mil euros nos tempos que correm, é obra. Mas felizmente, não foi só o preço que me surpreendeu. 

É óbvio que este não é um automóvel que seja acessível à larga percentagem da população, mas que ninguém tenha dúvidas que este é um preço extremamente competitivo para um automóvel elétrico compacto , mas com argumentos que fazem aumentar a surpresa com o preço…

Por estes valores compram-se pequenos SUV com motores de combustão. 

A Volvo assume que a curiosidade por este EX30 é grande em Portugal e isso percebeu-o através da correlação das datas em que o automóvel foi anunciado e as buscas no Google e os números do seu site. 

300% dizem muito…

Este é um automóvel que vem para o segmento B SUV, onde estão, por exemplo o Peugeot e-2008, KIA Niro, Jeep Avenger, Renault Mégane E-Tech, entre outros, mas a marca sueca espera poder ir buscar novos clientes a outros segmentos, desde os B-SUV Premium, C Premium, C SUV Premium e também aos mesmos sub segmentos não Premium, cada um em percentagens distintas.

Muitas coisas interessam neste tipo de carros, mas uma que se destaca é o tempo de carga, e o EX30 fá-lo em 26 minutos, melhor, por exemplos que o smart #1, DS3, Hyundai Kauai, Peugeot e-2008 e o Opel Mokka-e, sendo que nos casos dos carros da Stellantis a diferença é de 4 minutos a menos.  26 para 30…

A potência do EX30, 272 cv fica bem acima de toda a concorrência anteriormente referida, exceto do smart, a capacidade da bateria é também a maior face aos mesmos carros e por inerência,  autonomia WLTP, que é de 480 Km no volvo EX30, 420 Km (smart #1), DS3 (434), Hyundai Kauai #05), Peugeot e-2008 (341) e Opel Mokka-e (338).

O geral já referimos, vamos a algum pormenor…

Este é o mais pequeno SUV de sempre da Volvo, é um modelo 100% elétrico, e é também, o Volvo com a menor pegada de CO2. Com a chegada do EX30 a Volvo passa a ter quatro modelos 100% elétricos (XC40, C40, EX90 e EX30). Com o mercado a evoluir rapidamente para a eletrificação total, o EX30 apresenta-se como mais uma opção da Volvo num segmento em rápido crescimento onde a marca não estava ainda representada.

“O EX30 pode ser o nosso SUV mais pequeno de sempre, mas representa um grande passo para os nossos clientes e para a marca. Gostamos de dizer que o EX30 é pequeno, mas poderoso, porque oferece tudo o que se deseja num Volvo, mas numa embalagem mais pequena. Como qualquer Volvo, é um produto excecional, seguro e produzido em função das pessoas e das suas necessidades.”

Jim Rowan – CEO – Volvo Cars

Baterias ajustáveis às suas necessidades

O automóvel apresenta três opções de grupos propulsores e dois tipos de bateria diferentes, o que lhe permite apresentar também um preço de entrada mais baixo.

Para os clientes que passam a maior parte do seu tempo na cidade ou a fazer distâncias mais curtas entre carregamentos, a marca propõe a opção “Single Motor” com bateria LFP. Esta utiliza a química do fosfato de ferro-lítio, sendo mais económica e com uma produção que consome menos recursos, constituindo a melhor opção para os clientes que não necessitem de uma grande autonomia.

Caso seja necessária uma maior autonomia, a variante “Single Motor Extended Range”, com uma bateria NMC talvez seja a melhor opção. Esta inclui lítio, níquel, manganésio e cobalto e produz a sua energia de forma mais eficiente do que a variante LFP. A opção “Single Motor Extended Range” proporciona uma autonomia até 480 km entre carregamentos.

Por último, se a performance for a prioridade, o Volvo EX30 apresenta ainda a opção “Twin Motor Performance”, a qual associa a bateria NMC com um segundo motor elétrico. Esta é uma variante de tração integral capaz de fornecer 315kW (428cv) e fazer os 0-100 km/h em 3,6 segundos –o modelo/versão mais rápida de sempre da Volvo Cars. 

O Volvo EX30 permite também realizar carregamentos rápidos. A variante “Twin Motor” tem uma capacidade até 153 kW, quando, em média, os automóveis apresentam uma capacidade de 134 kW. Isto significa que é possível carregar a bateria de 10 a 80% em pouco mais de 25 minutos. Através do ecrã central e da app do automóvel, o cliente poderá também definir a amperagem, o nível máximo de carga e agendar o carregamento.

Para proporcionar a melhor experiência de condução possível, a Volvo afinou o chassis do EX30 para tirar o máximo partido das suas dimensões compactas. O seu baixo centro de gravidade, bem como o seu peso relativamente reduzido e distribuído de forma uniforme, resulta numa condução fácil e ainda mais ágil dentro e fora da cidade.

Menor pegada ecológica de sempre e a máxima segurança

O Volvo EX30 foi concebido para ter a pegada de CO2 mais baixa de sempre para a marca e representa um importante passo nas suas ambições de sustentabilidade. Ao gerir as emissões produzidas ao longo de todo o ciclo de produção e de vida do EX30, a Volvo conseguiu reduzir a sua pegada de carbono total ao longo de 200.000 kms de condução para menos de 30 toneladas*. 

Neste novo modelo a Volvo conseguiu reduzir em -25% a pegada de CO2 face aos seus atuais modelos elétricos. Como? Utilizando por um lado menos alumínio e menos aço, dois dos maiores causadores de emissões de CO2 relacionadas com a produção. Por outro lado, cerca de um quarto de todo o alumínio utilizado na construção do automóvel é reciclado, tal como cerca de 17% de todo o aço utilizado, o que permitiu reduzir ainda mais o impacto ambiental desses materiais. 

Em relação ao plástico, cerca de 17% é também reciclado – a percentagem mais elevada comparando com qualquer outro automóvel Volvo até à data. Importa ainda referir que 95% do automóvel é reciclável no final da sua vida útil.

Finalmente, o interior tem uma abordagem minimalista, o que permitiu reduzir o número de peças necessárias sem comprometer a funcionalidade.

O EX30 foi também concebido para ser tão seguro como seria de esperar e tem como objetivo proteger não só o condutor e ocupantes, mas também outros condutores, peões ou ciclistas em ambientes urbanos agitados. Por exemplo, o Volvo EX30 inclui de série, um alerta de abertura de porta, que consegue avisar, através de sinais visuais e sonoros, sempre que um ocupante esteja prestes a abrir a porta em frente a um ciclista, motociclista ou outro utente da via que esteja a passar.

O alerta de abertura de porta é uma das várias funcionalidades da tecnologia Safe Space que demonstra a forma como foram aplicados os mais elevados padrões de segurança neste novo e pequeno SUV. Contém a mais recente tecnologia de retenção e um design estrutural de referência que cumpre os rigorosos requisitos de segurança internos – concebidos para preparar os automóveis Volvo para vários cenários do mundo real.

O EX30 pretende assim tornar a vida a bordo mais conveniente, mais relaxante e mais agradável – tudo isto através de tecnologia de ponta e design escandinavo atento ao detalhe. É possível escolher entre quatro opções de interior distintas, com várias opções de arrumação no habitáculo. 

A experiência do utilizador é também melhorada com a presença de um ecrã único, com tecnologia Google integrada onde se apresenta a versão mais recente do sistema de infotainment Volvo. 

O EX30 será o primeiro automóvel da marca sueca a incluir a nova geração Park Pilot Assist. Esta funcionalidade consegue gerir qualquer tipo de lugar de estacionamento, incluindo paralelos, curvos, perpendiculares e diagonais em espinha, facilitando o estacionamento em espaços apertados.

O novo Park Pilot Assist é ainda capaz de identificar lugares de estacionamento disponíveis. Uma vez selecionado o lugar pretendido na nova interface de utilizador 3D, a função acionará o acelerador e o travão, bem como a direção. Ao supervisionar o processo de estacionamento, o ecrã mostrará a distância a objetos como outros automóveis, muros e pilares. 

Para o desenvolvimento do novo EX30, a Volvo voltou a colaborar com parceiros tecnológicos como a Google, a Apple e a Qualcomm para assim proporcionar a melhor experiência de utilizador e também com a ECARX, através da joint-venture de software HaleyTek, para oferecer a melhor plataforma de infotainment.

Qualidade de áudio premium 

A soundbar (barra de som) do Volvo EX30, a primeira do seu género, é inspirada no design dos sistemas de áudio domésticos, com uma qualidade de som superior.

É possível acrescentar ainda o sistema de som Harman Kardon, para uma qualidade de áudio verdadeiramente excecional.

A soundbar é um excelente exemplo de design e funcionalidade inteligente, pois consegue agrupar várias colunas numa só e reduzir a quantidade de cabos e de materiais. À primeira vista é possível nem dar por ela uma vez que esta se situa sob o para-brisas estando perfeitamente integrada no design do habitáculo. Ao remover a necessidade de altifalantes nas portas, o Volvo EX30 consegue oferecer muito mais espaço de arrumação. Na mesma linha, os interruptores dos vidros foram deslocados para a consola central sendo de fácil acesso quer para o condutor, quer para o passageiro.

Uma sensação de calma

O EX30 também virá com uma funcionalidade de chave digital que é conveniente para o condutor e capaz de facilitar a partilha do automóvel com outras pessoas. Construída com base nas avançadas normas industriais UWB e CCC, esta tecnologia será compatível com uma vasta gama de marcas e modelos de telemóveis.

A Appdo automóvel contém todos os serviços relevantes relacionados com o mesmo, desde o carregamento até à sua procura num parque de estacionamento movimentado. É possível trancar e abrir as portas remotamente e aquecer o EX30 à distância. Este automóvel também está preparado para receber atualizações de software remotas (OTA) que farão com que vá ficando melhor ao longo do tempo.

O Volvo EX30 tem também cinco temas distintos de iluminação interior. Cada um deles é inspirado por uma paisagem escandinava diferente e muda subtilmente de cor, conferindo uma sensação de calma ao interior do habitáculo.

Será possível selecionar entre a luz quente do sol a cair por entre as folhas de uma floresta escandinava, um pôr-do-sol na costa oeste da Suécia, as mundialmente famosas auroras boreais, os céus dourados do verão sueco ou o ambiente luminoso de um pôr-do-sol urbano. O cliente pode combinar também cada tema de iluminação com uma paisagem sonora ambiente.

Preços começam nos 37.900€

O preço da versão base (EX30 Single Motor Core) em Portugal será de 30.800€ + IVA i.e. 37.900€ PVPR. (despesas não incluídas). A Volvo oferece 5 anos de manutenção programada incluída.

Abertura de encomendas hoje, dia 7 de junho de 2023 e início de produção no final do ano.

A Volvo prevê entregar as primeiras unidades a clientes no início de 2024.

Versão Cross Country

A partir do próximo ano, o Volvo EX30 terá também disponível uma versão Cross Country.

As encomendas para esta versão especial serão abertas em 2024, e prevê-se que a sua produção se inicie no final desse mesmo ano.

O Volvo EX30 Cross Country tem como base a longa herança Cross Country da Volvo.Esta versão irá incluir várias características personalizadas, tais como uma maior distância ao solo, jantes pretas de 19 polegadas com a opção de jantes de 18 polegadas com pneus personalizados também disponível.

O Volvo EX30 Cross Country será facilmente identificável através das placas de proteção à frente, atrás e de lado, painéis pretos especiais no para-choques dianteiro e na tampa da bagageira, e a elegante marca Cross Country uma pequena bandeira sueca montada no capot.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)