Sabe como se chamava o primeiro Volvo?
World of Volvo: Centro de experiências inédito em Gotemburgo

Volvo em 2023: EX90 e EX30 foram as duas novidades importantes

By on 27 Dezembro, 2023

A Volvo apresentou dois importantes automóveis em 2023, e esteve envolvida em importantes projetos de sustentabilidade, prosseguindo o seu caminho para a eletrificação total.

A Volvo apresentou dois importantes automóveis em 2023, e esteve envolvida em importantes projetos de sustentabilidade, prosseguindo o seu caminho para a eletrificação total.

Ainda em janeiro, ajustou as gamas XC40 e C40 Recharge com novos motores e configurações, sendo que a tração principal mudou do eixo dianteiro para o posterior e ainda no primeiro mês do ano voltou a conquistar o título de “marca recomendada do ano”, em Portugal, um título atribuído pelo Portal da Queixa e que premeia a relação de cada marca com os seus clientes.

O Volvo 440 celebrou 35 anos e a marca sueca festejou o icónico modelos apresentado em 1988.

Num projeto pioneiro a Volvo Cars desenvolveu o seu plano ambiental ambicioso segundo o qual pretende atingir a neutralidade climática em 2040 e nesse contexto contribuiu para a criação do Orcelle Wind, um navio de transporte de veículos exclusivamente movido a energia eólica.

Por outro lado, o caminho para a eletrificação total prosseguiu a bom ritmo em Portugal, com a Volvo a apresentar números recorde e o XC40 Recharge 100% elétrico que se tornou mesmo no automóvel mais vendido pela marca sueca no primeiro trimestre do ano.

Em junho, apresentou o novo Volvo EX90, o modelo mais seguro de sempre da marca sueca, um SUV 100% elétrico de sete lugares, que é um claro manifesto do futuro da Volvo, também no design. Tem autonomia elétrica até 600 km, tempos de carregamento (rápido de 10-80%) de 30 minutos, uma potência de 408 cv e aceleração dos 0-100 km/h de 5.9s.

Em agosto, revelou o EM90, o MPV elétrico da marca sueca. Disponível somente para os mercados asiáticos, o Volvo EM90 é o primeiro MPV 100% elétrico da marca sueca. Foi concebido para que os clientes consigam usufruir ao máximo do tempo passado no automóvel, constituindo uma sala de estar escandinava em movimento onde será possível relaxar ou trabalhar, por exemplo.

Em setembro, a Volvo apresentou em Portugal o seu novo EX30, com o novo B-SUV a surgir com bons argumentos para vingar no seu competitivo segmento, logo a começar pelo preço…

Por outro lado a Volvo anunciou por essa altura o fim do diesel já em 2024. As vendas de carros a gasóleo na União Europeia têm vindo a decrescer de forma acentuada nos últimos anos. Em 2017, os carros a gasóleo representavam 52,4% das vendas de novos veículos na UE. Em 2022, essa percentagem caiu para 27,8%. Tendo em conta que os carros a gasóleo são muito mais poluentes do que os carros a gasolina ou elétricos, a Volvo anunciou que o seu último automóvel a gasóleo será produzido no início de 2024. A partir de 2030, a Volvo Cars pretende comercializar apenas automóveis totalmente elétricos e atingir até 2040, a neutralidade climática.

Em dezembro ficaram a conhecer-se mais pormenores do Volvo EM90, a segunda expansão do portefólio de modelos em rápida sucessão da Volvo. Tanto o EX30 como o EM90 vão ajudar a Volvo a chegar a novos públicos e a abarcar uma maior parcela do mercado automóvel global.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)