Volkswagen apresentou o ID.7: preços começam nos 59.910€
VW vai desacelerar a produção de veículos elétricos

Novo ID.7 com nova geração de bancos: massagem inovadora

By on 29 Setembro, 2023

O novo ID.7 está agora equipado com uma nova geração de bancos premium ergoActive, com função de massagem e – pela primeira vez – podem até ativar grupos musculares na coluna vertebral e nas regiões pélvicas. Para além disso, a função de ar condicionado automático no banco, mede a temperatura e os níveis de humidade, ajustando automaticamente as definições e criando um ambiente mais confortável. Os bancos premium ergoActive, foram desenvolvidos em colaboração com a AGR – Aktion Gesunder Rücken e.V – Campanha Alemã para Costas Mais Saudáveis…

O máximo conforto em viagem foi um dos principais objetivos durante o desenvolvimento do ID.7, o primeiro modelo elétrico da Volkswagen para o segmento médio superior. Os novos bancos premium ergoActive opcionais, certificados pela AGR – Campanha Alemã para Costas Mais Saudáveis, contribuem significativamente para este conforto excecional. Os novos bancos dianteiros combinam conforto com programas de massagem inovadores, ar condicionado automático e uma função avançada de ativação dos grupos musculares da coluna vertebral e das regiões pélvicas.

Durante a conceção da nova geração de bancos para o ID.7, os engenheiros da Volkswagen trabalharam com os especialistas da AGR – Campanha Alemã para Costas Mais Saudáveis. Em colaboração com ortopedistas, fisioterapeutas e cientistas especializados em desporto da AGR, conseguiram criar os primeiros bancos dianteiros da Volkswagen que ativam a pélvis e a coluna vertebral. Para além de dez almofadas de ar utilizadas para a massagem dos pontos de pressão nos encostos, esta ação é conseguida principalmente através de duas almofadas de ar no banco, que funcionam alternadamente e que, em combinação com a função de massagem, podem aliviar a tensão e ajudar o ocupante a evitar estar sentado na mesma posição durante demasiado tempo.

Ulrich Kuhnt, consultor da AGR e Presidente da Associação Alemã de Escolas de Postura, explica: “Levantar os ossos da bacia inclina a pélvis. Isto produz uma ligeira rotação da coluna vertebral que é adicionalmente apoiada pelas almofadas de ar nas costas. Estes pequenos movimentos estendem-se até à coluna cervical. Evitam a acumulação de tensões e podem mesmo aumentar a concentração”. Os ocupantes do veículo também beneficiam com isto a longo prazo, diz o especialista: “A torção da coluna vertebral estimula os processos metabólicos nos discos vertebrais. Em combinação com os programas de massagem controlados estocasticamente, isto incentiva a uma posição sentada dinâmica e favorável às costas.”

Com os seus novos bancos dianteiros, o ID.7 estabelece novos padrões no segmento médio superior. Para além desta função inédita de ativação pélvica, os novos bancos premium ergoActive oferecem também uma massagem pneumática dos pontos de pressão. Esta ajuda a relaxar e a ativar os músculos das costas. Para o efeito são utilizadas duas filas de cinco almofadas de ar. Sequências de programação específicas, com duração entre 10 e 30 minutos, permitem que a função de massagem seja adaptada às necessidades do utilizador. A regulação elétrica dos bancos em 12 vias e a regulação manual da profundidade dos bancos em duas vias e com apoio para as coxas permitem aos ocupantes dos bancos dianteiros encontrar as suas posições preferenciais. Uma função de memória também permite guardar as posições.

Os bancos premium ergoActive oferecem também ar condicionado dinâmico, capaz de controlar separadamente o assento e o encosto do banco. O banco pode assim ser aquecido e ventilado individualmente. A interação entre estas funções permite, pela primeira vez, definir de forma autónoma a temperatura ideal do banco para cada utilizador em modo automático. Para o conseguir, a temperatura e os níveis de humidade são medidos na zona de contato entre o banco e o passageiro e comparados com outros fatores relevantes para o clima e com as definições preferidas. Esta informação é depois utilizada para calcular uma temperatura individual ideal. Para além do modo automático, os utilizadores podem também escolher entre três modos de climatização inteligentes: quente, seco ou frio. Uma função de aquecimento e arrefecimento como esta, localizada perto do corpo, pode ajudar a aumentar o bem-estar dos ocupantes. A energia necessária para este processo, é inferior à energia necessária para ajustar a temperatura de todo o interior do veículo.

Funções fáceis de controlar. Os bancos premium ergoActive dispõem de várias possibilidades de utilização: as funções de regulação podem ser comandadas diretamente através de botões no banco. Além disso, o ecrã do sistema de infotainment permite aceder aos programas dos bancos premium ergoActive. Na segunda fila de bancos do ID.7 estão disponíveis três níveis de regulação para o aquecimento dos assentos e dos encostos do banco. Esta função é controlada através de botões na consola central.

Os bancos estão incluídos no pacote de equipamento interior opcional Plus. Graças aos pacotes de equipamento opcionais, de conceção clara, o ID.7 é particularmente fácil de configurar. Os bancos premium ergoActive do ID.7 fazem parte do pacote interior opcional Plus proposto. O pacote Plus também inclui elementos como um sistema de som de 700 Watts da Harman Kardon (com 13 altifalantes topo de gama, incluindo um altifalante central dianteiro e um subwoofer na bagageira) e um sistema de iluminação ambiente com 30 cores diferentes.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)