BAC entrega o primeiro exemplar do supercarro Mono
BAC vai lançar novo supercarro este mês

Novo BAC Mono revelado em Monterey

By on 18 Agosto, 2023

A Briggs Automotive Company (BAC) apresentou o seu novo supercarro monolugar no Monterey Car Week 2023. Denominado de Mono, o novo supercarro da BAC é inspirado no concept que remonta a mais de uma década. 

O construtor britânico pretende que o Mono forme o núcleo da oferta da marca, à medida que a expansão mundial vai acontecendo. 

No coração do novo Mono está o mesmo bloco de 2,5 litros de aspiração natural de origem Ford que se encontra no Mono original, atualizado para fornecer a quantidade perfeita de potência e binário para um automóvel de alto desempenho que é ágil e dinâmico, tanto em estrada como em pista. Isto traduz-se num grupo motopropulsor, que atinge as 8.000 rpm, desenvolvendo 320 cv e 313 Nm de binário. A maior potência deste Mono resulta na relação peso-potência de 554 cv por tonelada, o que significa que o supercarro pesa apenas 570 kg. A distribuição de peso – 41% à frente e 59% atrás – contribui para a abordagem ágil e composta do automóvel à pista ou à estrada.

Utilizando painéis de carbono com infusão de grafeno da BAC, além de um aumento na potência, permitem que o Mono atinja os 100 km/h em apenas 2,7 segundos.

O novo Mono apresenta uma estética evoluída baseada na atual linguagem de design da marca, que estreou no Mono R, mais focado para as pistas. A frente em forma de nariz de tubarão, design da marca, alinha o Mono com o Mono R, tal como os faróis com feixes de LED que estão montados centralmente para reduzir a área frontal. Na traseira, um spoiler aerodinamicamente otimizado estende-se sobre as cavas traseiras.

A produção do novo Mono já teve início em Liverpool, tendo já sido efetuadas encomendas de todo o mundo. Chris Lockhart, diretor de vendas mundiais da BAC, acrescenta: “A procura deste novo supercarro não tem precedentes. De facto, o interesse tem sido tão grande que já recebemos encomendas do Mono antes da sua apresentação oficial, devendo o primeiro exemplar ser entregue imediatamente após o evento”.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)