Última dose de resultados do Euro NCAP deste ano incluiu 14 automóveis em teste
Land Rover Discovery Sport P300e – Ensaio Teste

Na cabana junto à praia by Land Rover

By on 22 Dezembro, 2016

Entre as dunas e os canaviais, só o vento e o mar, as gaivotas, etc, etc! É como quiser! A Land Rover não quer que lhe falte nada e para além de construir carros que o podem levar ao ‘fim do mundo’, criou também uma robusta cabana, que lhe permitirá ir para bem longe da civilização, viajar e descansar com todo o conforto o o Discovery Sport conseguir chegar. A cabana de características rústicas foi desenhada para o interior do SUV compacto Discovery Sport, tem um aspeto contemporâneo, disponibilizando uma área de 3,5 m2. Uma ‘tenda’ onde podem pernoitar comodamente dois adultos.

Foi testado com as técnicas habitualmente utilizadas nos SUV da Land Rover, incluindo a análise em câmara de frio com temperaturas extremas de -20ºC. O seu design foi inspirado no Discovery Sport, com o teto solar panorâmico dos SUV, programação versátil dos bancos e entradas USB. Foi fabricada com ripas de madeira de pinho proveniente de fontes sustentáveis e possui acabamentos de madeira de cedro vermelho ocidental de produção ecológica.

 

A ‘tenda’ exclusiva resistiu a temperaturas bastante baixas (até -20ºC) na câmara de testes de frio da Land Rover antes de dar entrada na linha de montagem na Escócia. O protótipo da cabana tem uma área de 3,5 m2 e, desmontado, cabe no mais pequeno dos modelos da família Discovery.

Os engenheiros da Land Rover analisaram exaustivamente o Discovery Sport para aproveitar ao máximo todos os milímetros. No amplo espaço de carga, com 1698 litros de capacidade, foram introduzidos os componentes de maior dimensão do habitáculo, enquanto as restantes áreas de armazenamento mais reduzidas (porta-luvas, porta-copos e recetáculo para papéis das portas) foram utilizadas para os objetos mais pequenos.

A ‘tenda’ assenta em três apoios de madeira a 212 mm do chão, de modo a salientar a altura da parte inferior do Discovery Sport com tração às quatro rodas. Isto permite a sua fácil instalação em superfícies irregulares. Comparte várias caraterísticas com o Discovery Sport, como o assento opcional na porta traseira. As amplas portas nas extremidades do habitáculo estão inspiradas no teto panorâmico e oferecem vistas impressionantes da paisagem que o rodeia, enquanto o painel solar de carga situado no teto permite que os passageiros possam carregar os seus smartphones ou tablets mesmo que estejam longe da civilização.

Antes de se instalar numa localidade rural escocesa, o montanhista inglês Kenton Cool testou a cabana na câmara de frio da Jaguar Land Rover, onde todos os modelos Land Rover são submetidos a temperaturas negativas durante o seu fabrico. Segundo o aventureiro que conquistou o Everest em 12 ocasiões: “Cada vez mais está na moda viver longe da civilização em habitáculos com caraterísticas rústicas. Apenas a Land Rover podia criar este modelo perfeito capaz de se deslocar por todo o mundo. O seu desenho é inteligente e incrivelmente robusto, o que o torna ideal para as zonas mais recônditas do planeta.”

Durante os próximos anos, a Land Rover utilizará o habitáculo em colaborações contínuas e futuros eventos, além de permanecer em exibição na rede Land Rover Experience Centres.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)