VW ID. Buzz Cargo e Caddy Cargo com boa nota nos testes Euro NCAP
Euro NCAP vira-se contra os botões digitais: Pontuação de 5 estrelas poderá ser negada sem certos botões físicos

Última dose de resultados do Euro NCAP deste ano incluiu 14 automóveis em teste

By on 7 Dezembro, 2022

O Euro NCAP acaba de revelar a mais recente lista de resultados e a última deste ano. De forma a conseguir um resultado antes de serem adicionadas novas medidas, estiveram presentes 14 automóveis neste grupo.

Ainda antes do ano chegar ao fim, o Euro NCAP acaba de revelar os resultados do último grupo de automóveis do ano, que inclui 14 modelos em teste. E destes, apenas três não conseguiram o desejado resultado de cinco estrelas.

O maior destaque é a presença do Lucid Air neste teste. O modelo deste novo construtor americano está a chegar a alguns mercados europeus, pelo que marcou presença neste teste e garantiu um excelente resultado. Além deste, há mais três modelos de gamas mais elevadas a destacar, como o novo Lexus RX, o Land Rover Discovery Sport ou o Mercedes-Benz GLC, que também conseguiram a pontuação máxima.

Nos últimos meses, o mercado europeu tem também assistido à chegada de diversos novos construtores chineses, que também são submetidos aos testes do Euro NCAP. Entre eles estão o Chery Omoda 5, um SUV de tamanho compacto e o Maxus Mifa 9, que é um monovolume de grandes dimensões, ambos com um resultado de cinco estrelas. Agora, também uma marca chinesa, a MG está a regressar ao mercado com novos modelos e um deles, totalmente elétrico, o MG 4 Electric, também passou pelos testes com um resultado de cinco estrelas.

Nesta última lista de resultados do ano marca também presença o mediático Volkswagen ID.Buzz, que já se encontra disponível no mercado nacional. Trata-se de um modelo totalmente elétrico e que nos remete para uma história mais antiga e que pouco ou nada tem a ver com as duas pick-ups com motor de combustão que também estão nestes resultados mais recentes, a Ford Ranger e a Volkswagen Amarok. Ainda assim, há uma coisas que estes modelos têm em comum: o resultado de cinco estrelas na pontuação do Euro NCAP.

Nos modelos mais destinados à família, o Škoda Octavia voltou a registar a pontuação máxima, mas o mesmo não se pode dizer do Ford Puma e do Volkswagen Touran, que regressaram a este teste para uma nova avaliação, mas conseguiram apenas quatro das cinco estrelas disponíveis.

Para completar a lista dos 14 modelos, resta apenas o Peugeot 408. O Euro NCAP considerou a carrinha 308 neste teste, referindo que não existem grandes diferenças entre os dois modelos, mas o resultado final acabou por ficar apenas nas quatro estrelas. Ao mesmo tempo, o Euro NCAP também revelou os resultados na nova variante do Citroën C4, o C4 X, igualmente com um total de quatro estrelas.

Vídeos de todos os resultados:

Chery Omoda 5
Ford Puma
Ford Ranger
Land Rover Discovery Sport
Lexus RX
Lucid Air
Maxus Mifa 9
Mercedes-Benz GLC
MG 4 Electric
Peugeot 408 (308 SW)
Škoda Octavia
Volkswagen Amarok
Volkswagen ID.Buzz
Volkswagen Touran
Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)