Mazda MX-5: 35 anos de prazer de condução
Mazda MX-5 de 2024 foi desvendado no Japão

Mazda MX-5 Kizuna e Kazari: duas edições especiais

By on 6 Julho, 2023

O Mazda MX-5 conta tem nesta geração, dois exemplares com detalhes distintos da restante gama.

Composições interiores específicas conjugam-se com toda a palete de cores. Estão disponíveis em ambas as versões de carroçaria, Soft-Top e RF, e com os dois blocos de motores a gasolina Skyactiv-G, de 1.5 e 2.0 litros.

Desde sempre as Edições Especiais do Mazda MX-5 têm provado uma enorme popularidade entre os entusiastas e os coleccionadores de automóveis desportivos, fãs de viaturas com detalhes únicos, conteúdos adicionais e com uma determinada dose de exclusividade.

Este ano a Mazda volta a apostar nessa temática, com a criação de duas Edições Especiais – Kizuna e Kazari – do seu MX-5 , em complemento aos três níveis de equipamento tradicionais (Prime-Line, Exclusive-Line e Homura), versões que permitem aos seus proprietários essa desejada diferenciação.

“Se há automóvel que espelha, na perfeição, a ‘ligação entre cavalo e cavaleiro’ tão querida na Mazda, esse automóvel é o Mazda MX-5”, sublinha Paulo Ribeiro, Diretor de Vendas da Mazda Motor de Portugal. “Nesta sua quarta geração, em que damos continuidade ao estatuto de ‘roadster’ desportivo de referência, juntámos à gama duas Edições Especiais, Kizuna e Kazari, as quais nos permitem reforçar as características inerentes a um dos automóveis mais excitantes e de maior prazer de condução do mercado. Ícone da Mazda, o MX-5 incorpora tudo o que há de melhor nos nossos produtos, do seu carácter de condução divertido, à forte ligação que permite estabelecer entre a Mazda e os nossos clientes. Esta geração Mazda MX-5 2023 dá continuidade a esta dedicação inabalável, de proporcionar aos nossos clientes um desportivo de classe mundial, a um preço acessível, até mesmo nestas duas novas propostas, MX-5 Kizuna e MX-5 Kazari.”

Das múltiplas semelhanças…

Disponíveis desde que, no início do presente ano, a Mazda Motor de Portugal lançou no mercado nacional a Geração 2023 do Mazda MX-5, através da sua Rede de Concessionários, os novos MX-5 Kizuna e Kazari partilham entre si algumas semelhanças,não só em termos mecânicos, como na disponibilidade de carroçarias e até ao nível dos preços.

Começando pelos motores, as duas Edições Especiais podem ser configuradas com os dois conceituados blocos Skyactiv-G, um de 1,5 litros e 132 cv/152 Nm associado a uma caixa manual de 6 velocidades (6MT), de comando curto, e outro de 2,0 litros, 184 cv/205 Nm, ou com essa mesma deliciosa transmissão mecânica, ou com outra automática com o mesmo número de relações (6AT).

Em termos de carroçaria, o cliente pode optar pelo mais tradicional roadster de capota de lona (ou Soft-Top), ou pela variante mais recente RF – Retractable Fastback, de capota rígida amovível ao toque de um botão, lançada com esta quarta geração (ND) do modelo, numa operação que se realiza em poucos segundos. Independentemente das variantes eleitas, são também comuns as jantes de liga leve, de 16 polegadas para as versões de menor potência e de 17 polegadas para as de maior débito.

No domínio dos PVP , os Mazda MX-5 Kizuna e Kazari estão à venda pelos seguintes valores: 41.072 € para a versão de capota de lona, e 43.596 € para a versão de tejadilho rígido eléctrico, em ambos os casos com o motor 1.5 Skyactiv-G e caixa 6MT; se escolhido o bloco de 2.0 litros Skyactiv-G há um diferencial na ordem dos 8.500 €, passando para os 49.580 €(versões ST) e os 52.104 € (versões RF); finalmente, na opção com transmissão 6AT – só disponível na variante MX-5 RF – o PVP é de 55.832 €, independentemente de se escolher um Kizuna ou um Kazari.

… às particularidades de cada uma das Edições Especiais

A diferenciação faz-se, por isso, ao nível visual, pela conjugação da palete de sete cores de carroçaria exteriores, com as exclusivas capotas e composições interiores, de características premium.

Começando pela versão Kizuna, na sua versão Soft-Top, estasublinhao design marcante e intemporal do MX-5 com uma capota em tecido azul, que se pode conjugar, por exemplo, com os tons Deep Crystal Blue ou Machine Grey, duas das cores de referência da marca.Uma vez rebatida a capota, ocupando o seu lugar por detrás dos bancos,torna-se mais visível o acabamento em pele White Nappa Leather.

Em alternativa, a versão Kazari aposta num interior em que sobressaem os estofos em pele Terracotta Nappa, que se ligam, na perfeição, com a capota de lona castanha e, por exemplo, com as novas cores Zircon Sand Metallic ou Platinium Quartz.

Em complemento e para os clientes que o preferirem, podem eleger-se os restantes três tons da palete do modelo,Arctic White, Jet Black ou o eterno e cativante Soul Red Crystal, aquela que foi a primeira das cores de assinatura da mais recente geração de modelos Mazda e do inerente design Kodo. Nas variantes MX-5 RF Kizuna e Kazari a secção central do tejadilho é, em ambos os casos, na cor Jet Black.

Naturalmente que estas duas Edições Especiais contam com a vasta dotação de equipamento da gama MX-5,independentemente da carroçaria, juntando-se, sem custos associados, o Pack Driver Assistance. Contempla um conjunto de sistemas de apoio à condução e à segurança: Driver Attention Alert (DAA) Front Smart City Brake Support (Fr. SCBS), no qual se inclui Autonomous emergency Braking (AEB), Traffic Sign Recognition (TSR), Rear Smart City Braking Support (Rr.SCBS) e Adaptive LED Headlights (ALH).

Ao nível da conectividade, a operação faz-se através do HMI Commander, situado na consola entre os bancos, sendo espelhada no ecrã TFT de 7 polegadas, ao centro do painel de bordo, permitindo a gestão do sistema de áudio BOSE com 9 altifalantes, associado a um rádio AM/FM/DAB, os sistemas de navegação e de Bluetooth, e a definição de muitas das funções do veículo.

As Edições Especiais Mazda MX-5Kizuna e Kazari em resumo

• Carroçaria:

o Roadster (Soft-Top, capota de lona)

o RF – Retractable Fastback (capota rígida, retráctil eléctrica)

• Motores (a gasolina):

o 1.5 Skyactiv-G (1.496 cc)

Potência máxima: 132 cv/97 kW às 7000 rpm;

Binário máximo: 152 Nm às 4500 rpm.

Caixa manual de 6 velocidades (6MT)

Reprise dos 0 aos 100 km/h: 8,3 seg. (ST) / 8,6 seg. (RF)

Velocidade máxima: 204 km/h (ST) / 203 km/h (RF)

Consumo de Combustível (combinado, WLTP): 6,3 l/100 km (ST e RF)

Emissões de CO2 (combinadas, WLTP): 142 g/km (ST e RF)

o 2.0 Skyactiv-G (1.998 cc)

Potência máxima: 184 cv/135 kW às 7000 rpm;

Binário máximo: 205 Nm às 4000 rpm

Caixa de 6 velocidades manual (6MT) ou automática (6AT)

Reprise dos 0 aos 100 km/h: 6,5 seg. (ST) / 6,8-7,9 seg. (RF)

Velocidade máxima: 219 km/h (ST) / 199-220 km/h (RF)

Consumo de Combustível (combinado, WLTP): 6,9 l/100 km (ST) e 6,9-7,6 l/100 km (RF)

Emissões de CO2 (combinadas WLTP): 155 g/km (ST) e 155-177 g/km (RF)

• Tracção: às rodas traseiras

• Preços de Venda ao Público – Mazda MX-5 Kizuna / Kazari

o ST 1.5 Skyactiv-G(6MT): 41.072 €

o ST 2.0 Skyactiv-G(6MT): 49.580 €

o RF 1.5 Skyactiv-G(6MT): 43.596 €

o RF 2.0 Skyactiv-G(6MT): 52.104 €

o RF 2.0 Skyactiv-G (6AT): 55.832 €

• Cores de carroçaria :

o Sólida: Arctic White (sem custo)

o Metalizadas: Deep Crystal Blue, Jet Black, Platinum Quartz,

ZirconSandMetallic (650 €) e Machine Gray (800 €)

o Metalizada Especial: Soul Red Crystal (900 €)

• Tejadilho (sem custo):

o MX-5 ST – Capota de lona, manual

Kizuna: Azul

Kazari: Castanha

o MX-5 RF – Rígida, eléctrica

Preta (secção central do tejadilho)

• Interiores:

o Kizuna: Pretos / Estofos em Pele Branca Nappa

o Kazari: Pretos / Estofos em Pele Terracota Nappa

• Jantes e pneus:

o Versões 1.5 Skyactiv G: Liga leve,195/50 R16 84V (Bright)

o Versões 2.0 Skyactiv G: Liga leve, 205/45 R17 84W (Bright)

• Packs(de série):

o Drive Assistance; inclui:

Driver Attention Alert (DAA),

Front Smart City Brake Support (Fr. SCBS); inclui Autonomous Emergency Braking (AEB)

Traffic Sign Recognition (TSR),

Rear Smart City Braking Support (Rr. SCBS)

Adaptive LED Headlights (ALH)

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)