Quer aumentar a longevidade do seu carro? Evite estes comportamentos
Como reduzir o consumo de combustível e as emissões? Estas dicas podem ajudar

Lavagem de carro sem riscos: As melhores práticas para manter a pintura intacta”

By on 6 Fevereiro, 2024

A chuva teima eu não cair e a sujidade vai-se acumulando nos carros. E uma boa limpeza do carro é também uma forma de manter o seu carro em bom estado. Há sempre cuidados a ter na hora de lavar a sua viatura.

Apesar de não ser uma ciência obscura, lavar o carro implica alguns cuidados que devem ser respeitados para garantir que mantém a sua viatura nas melhores condições possíveis.

Se optar por levar o seu carro a uma lavagem do tipo “Elefante Azul”, é aconselhável trazer a sua própria esponja, pois muitas vezes as escovas estão desgastadas, o que pode resultar em riscos na pintura do veículo. É também crucial escolher o momento certo do dia para lavar o carro. As manhãs cedo ou final do dia são as mais aconselhadas, pois lavar o carro sob o sol forte pode danificar a pintura e deixar o veículo cheio de manchas.

Tenha sempre no seu carro um pano com um detergente suave que não danifique a pintura. Use-o para remover a humidade dos vidros e limpar os excrementos de pássaros. A agressividade química desses excrementos pode danificar a pintura ao longo do tempo.

Após a lavagem, limpe imediatamente a carroçaria com uma camurça para evitar manchas e ferrugem no futuro.

Há também algumas coisas que deve evitar fazer. Evite usar casacos com fechos ou peças metálicas durante a lavagem do carro, pois podem causar arranhões na pintura. Também é aconselhável não usar anéis durante a lavagem, pois estes podem danificar tanto o carro quanto as joias, especialmente com a exposição à água.

Não deixe o seu carro numa área de lavagem automática sem verificar os produtos e conhecer quem está a realizar o serviço, pois isso pode resultar em danos indesejados ao veículo ao longo do tempo.

Evite lavagens automáticas que usem escovas guiadas por laser, pois estas podem desafinar e arranhar o carro. Prefira as lavagens automáticas com sensores de toque, que são mais seguras.

Estas são orientações simples que podem ajudar a preservar a pintura do seu carro por mais tempo.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)