Jeep Wrangler: cor Tuscadero de volta
Novo Jeep Avenger 4xe: Tecnologia Híbrida para Desafiar Qualquer Terreno

Jeep apresenta concept cars no 58º Easter Jeep Safari

By on 26 Março, 2024

A marca Jeep está a participar do 58º Easter Jeep Safari, de 23 a 31 de março de 2024, em Moab, Utah, apresentando quatro novos e empolgantes concept cars. Estes veículos foram projetados para enfrentar desafios extremos e foram bem recebidos pelos entusiastas da Jeep.

Bill Peffer, vice-presidente sénior e responsável pela marca Jeep na América do Norte, destacou a diversidade das capacidades dos veículos, desde a eletrificação 4xe até a potência do motor V8 392, demonstrando o apelo do Wrangler para uma ampla gama de pessoas.

Os quatro veículos conceituais, desenvolvidos em colaboração com a Jeep Performance Parts (JPP), apresentam uma variedade de sistemas de propulsão. O Jeep Wrangler Low Down, em homenagem ao concept Lower 40 de 2009, inclui o poderoso motor V8 392. O Jeep Wrangler 4xe Willys Dispatcher combina o sistema híbrido plug-in 4xe com um design retro que celebra os primeiros SUV Jeep civis do pós-guerra. Dois outros conceitos da JPP, o High Top, baseado no Jeep Gladiator, e o Vacationeer, baseado no Jeep Grand Wagoneer, utilizam motores de seis cilindros, como o Pentastar V6 de 3,6 litros e o Hurricane Twin Turbo 510, respetivamente.

O concept Jeep Low Down presta homenagem ao icónico Wrangler Lower 40, apresentado há 15 anos no Easter Jeep Safari. Equipado com enormes pneus BFGoodrich Krawler de 42 polegadas e um potente motor V8 de 6,4 litros e 475 cavalos de potência, mantém o centro de gravidade baixo e aumenta a capacidade off-road com eixos Dana 60 e suspensão original do Wrangler Rubicon 392. A carroçaria simplificada, revestida em vermelho Poison Apple, apresenta características personalizadas, como portas traseiras sem puxadores e um capot em carbono transparente. O interior é destacado por bancos em pele preta, chão forrado a Rhino e um painel de instrumentos sem rádio. O Jeep Low Down continua a tradição do seu antecessor, sendo uma atração para os fãs de concepts EJS.

O concept Jeep Willys Dispatcher é uma fusão entre o passado e o futuro da marca Jeep, baseado no Wrangler 4xe. Ele evoca a nostalgia dos Jeep civis do período pós-guerra, combinando um design robusto e utilitário com a tecnologia avançada do sistema de propulsão 4xe eletrificado.

No exterior, o Willys Dispatcher apresenta um estilo retro renovado, com pneus Super Traxion de 36 polegadas montados em aros de aço de 16 por 7 polegadas e um para-choques dianteiro personalizado com um guincho Warn 8274 clássico. O capô exibe o emblema “WILLYS” em relevo, enquanto a carroçaria é pintada numa tonalidade personalizada de Element 115 Green, complementada por rodas de aço creme.

Internamente, o Dispatcher possui um acabamento personalizado em pele desgastada e tecido houndstooth, com os apoios de cabeça removidos para um visual vintage. Uma capota JPP protege os ocupantes das condições climáticas, enquanto um revestimento em vinil robusto da Jeep Performance Parts (JPP) protege o piso. O veículo é equipado com um compressor de ar de bordo da JPP e é impulsionado pelo sistema híbrido plug-in 4xe de 2,0 litros, que oferece 380 cavalos de potência e 637 Nm de binário, transmitidos através de uma caixa automática de oito velocidades para os eixos dianteiro e traseiro Dana 50 Advantech.

O Jeep Gladiator Rubicon High Top Concept, desenvolvido pelas equipas de design e engenharia da Jeep Performance Parts (JPP) da Mopar, eleva os padrões de desempenho da icónica pick-up de tamanho médio para a sua tradicional aventura em Moab.

Com um exterior em tom metálico Ginger Snap e gráficos de inspiração retro, este concept apresenta pneus BFGoodrich All-Terrain T/A KO3 40×13.5R18 montados em jantes beadlock KMC Grenade Crawl de 18 por 9 polegadas. Os guarda-lamas planos JPP Concept, juntamente com os eixos Dana 60 e a suspensão pneumática ajustável AccuAir, garantem uma excelente capacidade fora de estrada. O motor Pentastar V6 de 3,6 litros, associado a uma caixa automática TorqueFlite de oito velocidades, oferece um amplo binário, fundamental para todo-o-terreno.

O para-choques dianteiro modificado da American Expedition Vehicles inclui um guincho Warn e estribos elétricos Rock Rail da Rock Slide Engineering facilitam a entrada e saída. O sistema de arrumação da plataforma proporciona espaço adicional de carga bloqueável, enquanto o interior apresenta bancos revestidos em pele Alea castanha e preta, proteção superior da capota JPP e acessórios JPP como kit de pedais e tapetes para todas as condições climáticas.

Este concept representa um novo patamar de capacidade e personalização para o Jeep Gladiator Rubicon, mantendo-se fiel à sua herança de todo-o-terreno.

O concept Jeep Vacationeer é um SUV premium que combina conforto e aventura, honrando a herança da marca Jeep. Equipado com grafismos exclusivos em madeira que remetem para os modelos Jeep Wagoneer e Grand Wagoneer, o Vacationeer oferece um toque nostálgico aos entusiastas dos Jeep clássicos.

Este SUV está preparado para enfrentar desafios fora de estrada, com pneus BFGoodrich de 35 polegadas montados em jantes de competição 701 Method de 18 polegadas, placas de proteção dianteiras e traseiras, e um guincho Warn. No topo, um RedTail Overland Skyloft personalizado oferece um espaço climatizado para dormir para duas pessoas.

No interior, os bancos dianteiros em pele Tupelo, desenhados pelo famoso designer Kiel James Patrick, apresentam um padrão distinto inspirado na Nova Inglaterra. O Vacationeer é impulsionado pelo potente motor Hurricane Twin Turbo 510 de 3,0 litros, oferecendo 517 cavalos de potência e 678 Nm de binário, com uma excelente performance e economia de combustível.

Este concept representa a combinação perfeita entre luxo, nostalgia e capacidade todo-o-terreno, elevando a experiência de condução para novos patamares de aventura e conforto.

A Jeep Performance Parts (JPP), criada em 2012 e comercializada pela Mopar para a marca Jeep, oferece acessórios e peças de alto desempenho para entusiastas do todo-o-terreno. O seu portfólio inclui eixos, kits de elevação, para-choques, guinchos, placas de proteção, componentes de suspensão e muito mais, todos testados e com garantia de fábrica. Desenvolvidos em colaboração com equipes de desenvolvimento, teste e engenharia da Jeep, esses produtos atendem a rigorosos padrões de qualidade, garantindo um ajuste perfeito e um acabamento de alta qualidade. Para explorar a gama completa da Jeep Performance Parts, visite mopar.com/jpp.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)