Como os consumidores portugueses vêm o futuro? Mobilidade autónoma, elétricos e propriedade de veículos
Ferrari aposta em Veículos Elétricos, sem abdicar da emoção… ou do som

Itália considera plano de incentivo de quase mil milhões de Euros para aquisição de veículos elétricos

By on 3 Janeiro, 2024

Itália considera por em marcha um plano ambicioso no valor de 930 milhões de Euros para ajudar a substituição de parte do parque automóvel nacional, um dos mais antigos da Europa, avança a Bloomberg. Em causa, estará o incentivo à aquisição de veículos elétricos por parte das famílias com menos poder de compra, trocando os seus automóveis movidos a gasolina e gasóleo, mas também a compra de automóveis produzidos internamente, neste caso, uma intervenção estatal de ajuda à indústria nacional. 

O pacote ainda não foi aprovado pelo governo italiano, esperando o ministério da indústria poder discuti-lo com representantes do setor no início do próximo mês, adianta a mesma fonte. No entanto, os fabricantes de automóveis chineses têm tido até agora, um apoio do Estado para dominar o mercado dos veículos elétricos, podendo ser a partir daqui, com outras medidas que também estão a ser tomadas por executivos de outras nações europeias, que exista uma reação do ‘Velho Continente’, protegendo a sua indústria.

Os 930 milhões de Euros servirão para encorajar os italianos a trocar veículos com motor térmico por elétricos. O documento que a publicação teve acesso, dá conta de uma das possíveis medidas ser a atribuição de um valor de 13.750 Euros a pessoas com rendimentos anuais abaixo dos 30.000 Euros para troca de veículos Euro 2 – registados entre 1 de janeiro de 1997 até 31 de dezembro de 2000 – por veículos elétricos.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)