Peugeot i-Cockpit está a completar os seus primeiros dez anos de existência
Depois do F1, o McLaren P1 marcou uma nova era na marca, há dez anos

Italdesign está este ano a comemorar o seu 55º aniversário

By on 15 Fevereiro, 2023

É um nome que estará sempre ligado à indústria automóvel e que já nos brindou com criações simplesmente incríveis. A Italdesign completa 55 anos de existência em 2023.

Oficialmente, foi já no passado dia 13 de fevereiro que a Italdesign alcançou a marca dos 55 anos, deixando pelo caminho um enorme legado no mundo do design. Em 1968, esta foi a primeira empresa a derrubar o estereótipo da beleza aplicada apenas a veículos de gamas mais elevadas, produzidos em números reduzidos, e a sua fórmula no mundo dos construtores de autocarros era nova: trabalho para produção em larga escala em todo o mundo, oferecendo o desenvolvimento de projetos chave-na-mão. A empresa mudou ao longo dos anos. Tem crescido e evoluído de forma contínua e competitiva em termos de pessoas, espaço, bens, serviços, projetos, sectores de negócio e mercados.

Atualmente, a Italdesign conta com mais de 1100 pessoas a trabalhar em Itália, Espanha, Alemanha e China. O seu volume de negócios continua em crescimento, tendo mesmo batido um novo recorde em 2022. Mundialmente famosa pelos seus projetos icónicos, capazes de interligar diferentes sectores e competências e de integrar serviços avançados graças a parcerias técnicas e estratégicas com criadores de excelência de classe mundial, a Italdesign tem nestes 55 anos, os seus “primeiros” 55 anos de uma história que ainda se espera bastante longa e responsável pela criação de projetos únicos, funcionais e apaixonantes.

“A Italdesign tem uma sólida herança. A propensão para a mudança e a projeção para o futuro têm-nos distinguido desde 1968. Temos sido ‘perturbadores’ desde o início da nossa história, e continuamos a sê-lo com as nossas criações visionárias”.

“A Climb-E é dedicada ao nosso quinquagésimo quinto aniversário. Desenvolvemo-lo com o Grupo Schindler e o Politecnico di Torino. Fez a sua estreia mundial há algumas semanas no CES 2023 em Las Vegas. É um projeto modular que propõe uma solução de mobilidade futurista e inclusiva, e nomeadamente uma cápsula que – como o próprio nome indica – “sobe” nas estruturas dos edifícios civis e residenciais, acrescentando assim a terceira dimensão à mobilidade. Será um desafio que pode parecer improvável? Talvez, mas poderá encontrar uma confirmação tangível se, por exemplo, pensarmos na cidade vertical de 170 km em construção no deserto da Arábia Saudita”.

A inovação sempre foi o fio condutor comum que une e dirige as nossas funções e atividades, e o design continua a desempenhar o mesmo papel estratégico que desempenhou há cinquenta e cinco anos. Com Joaquin Garcia a bordo como Chefe do Design, continuaremos a apresentar novas ideias e a dar o nosso forte e distinto contributo. Continuaremos a ser isto, e muito mais. A nossa ambição é ser a primeira escolha para todos os nossos clientes, novos ou consolidados”.

“Feliz aniversário, Italdesign”.

Antonio Casu, CEO da Italdesign

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)