China já exporta mais carros que o Japão
Exportações de componentes automóveis continuam a crescer pelo 16º mês consecutivo

Indústria Portuguesa: Exportações de componentes automóveis em alta e resiliência demonstrada

By on 13 Fevereiro, 2024

As exportações de componentes automóveis atingiram valores recorde em 2023, ultrapassando os 10 mil milhões de euros, um aumento de 13,7% em relação a 2022, de acordo com a AFIA. É um recorde absoluto pelo segundo ano consecutivo

Embora as exportações de dezembro tenham diminuído 2,8% em comparação com o ano anterior, atingindo 735 milhões de euros (diminuição do consumo e dos conflitos geopolíticos, vem contrariar a tendência de crescimento que se vinha a registar há 19 meses consecutivos), o balanço anual é positivo, com valores superiores a 1000 milhões de euros durante 8 meses. No 4º trimestre de 2023, houve um aumento de 7,4% em relação ao mesmo período de 2022, atingindo 3.096 milhões de euros. As exportações de componentes para automóveis atingiram os 12.433 milhões de euros no acumulado do ano de 2023.

A Europa concentra 89,2% das exportações, com destaque para Espanha, Alemanha e França como principais destinos. Destaca-se ainda um crescimento de 25,2% das exportações para a África e Médio Oriente, que passaram a representar 3,1% das exportações. Apesar dos desafios, a indústria de componentes automóveis mostra-se resiliente e adaptável, mantendo a competitividade. Os dados são baseados nas Estatísticas do Comércio Internacional de Bens divulgadas pelo INE.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)