Ciberataques: A nova dor de cabeça da indústria automóvel
Indústria Portuguesa: Exportações de componentes automóveis em alta e resiliência demonstrada

Exportações de componentes automóveis continuam a crescer pelo 16º mês consecutivo

By on 14 Outubro, 2023

789 milhões de euros foi o valor das exportações de componentes automóveis no mês de agosto, representando um aumento de 8,9% face ao mês homólogo de 2022 e continua a ser um dos motores do crescimento económico do país, uma vez que as exportações nacionais de bens, no mesmo período, diminuíram 7,7%. 

De acordo com os dados recolhidos pela AFIA – Associação de Fabricantes para a Indústria Automóvel, este crescimento, representa uma subida pelo décimo sexto mês consecutivo. No acumulado até agosto as exportações de componentes para automóveis ultrapassaram os 8125 milhões de euros, o que representa um acréscimo de 18,4% face ao mesmo período de 2022.

A Europa concentra o maior volume de vendas realizadas neste ano (89,2%) no que toca à quota das exportações de componentes para automóveis em 2023 por região.  Relativamente ao acumulado do ano, as exportações de componentes para automóveis para esta região, até agosto, aumentaram 20,8%, face ao período homólogo de 2022.

Neste particular, o nosso país vizinho continua a ser o principal destino dos componentes automóveis fabricados em Portugal, representando 27,9% das exportações. Além de Espanha, a mesma fonte garante que entre o top 15 de mercados clientes de Portugal, há um aumento nas exportações de componentes automóveis portugueses em catorze deles, realçando-se o aumento de 33,4% de exportações para a Polónia, 35,8% para a Suécia, 38,8% para Marrocos e 47,9% para a Áustria. 

Os cálculos da AFIA têm como base as Estatísticas do Comércio Internacional de Bens divulgadas a 10 de outubro pelo INE – Instituto Nacional de Estatística.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)