23% dos veículos em circulação em Portugal são anteriores a 2010. Média europeia nos 14%
Parque automóvel português continua a envelhecer; ACAP propõe incentivo ao abate

Idade do parque automóvel dos EUA sobe há 6 anos seguidos!

By on 19 Julho, 2023

Quando num país como os Estados Unidos da América do Norte se começa a notar que o parque automóvel está a envelhecer de ano para ano, se é assim nos mercados mais fortes e nos países mais ricos imagine-se nos outros..

Os consumidores norte-americanos estão a manter os seus veículos durante mais tempo, e desde a grave recessão de 2008-2009 que não se via algo igual.

É também por isso que um pouco por todo o lado, é difícil encontrar grandes negócios de carros usados, o seu valor tem vindo a crescer, e por outro lado há cada vez menos gente a procurá-los. Resultado: o parque automóvel envelhece e provavelmente que se deve estar a ‘safar’ cada vez melhor são… as oficinas, pois é inevitável e a lei das probabilidades não falha: carros mais velhos, oficinas a faturar mais…

Segundo um estudo da americana S&P Mobility a idade média dos veículos em circulação aumentou durante seis anos consecutivos, com os veículos de passageiros em circulação a rondar os 14 anos de idade. E isto é nos EUA!

O preço dos automóveis novos podem começar a descer e o número de carros no mercado a estabilizar, mas os problemas com os semi condutores de 2022 e agora as taxas de juros e a inflação estão a bater forte um pouco por todo o lado. Lá como cá. Em Portugal, no ano de 2021, dos 5,6 milhões de carros em circulação, quase dois terços (63%) tinham mais de 10 anos de idade e em 2022, a idade média dos veículos ligeiros era de 13,4 anos, segundo dados da Associação Automóvel de Portugal (ACAP).

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)