Hyundai IONIQ 5 N: O seu carro pode fazê-lo mais feliz
Hyundai IONIQ 5 N: Pneus Pirelli especificamente desenvolvidos no Nürburgring

Hyundai Ioniq 5 N nomeado Carro do Ano pela TopGear: “faz o que nunca se esperaria…”

By on 4 Dezembro, 2023

“combinação única de desempenho e dinâmica”, “um dos melhores carros desportivos elétricos do mercado”, “um carro divertido de guiar que vai agradar aos entusiastas do automobilismo” são apenas algumas exemplos exemplos dos motivos que levaram a Top Gear a dar o prémio Carro do Ano ao Hyundai Ioniq 5 N.

O Hyundai IONIQ 5 N foi apresentado este ano no Festival de Velocidade de Goodwood, em julho. Este modelo de alta performance combina a Plataforma Modular Global-Elétrica (E-GMP) do IONIQ 5 de série – World Car of the Year, em 2022 – com as tecnologias e conhecimentos especializados da gama N, de forma a elevar a diversão ao volante a um novo nível. E foi este foco inabalável em proporcionar o máximo de prazer e emoção ao volante que convenceu a equipa de jurados especializados da TopGear a nomear o automóvel como o melhor. O jornalista da TopGear e jurado do Carro do Ano, Paul Horrell, afirmou: “Os engenheiros da Hyundai propuseram-se a fazer com que o IONIQ 5 N se parecesse com um carro a gasolina, mas converteram-se ao que a eletrificação poderia oferecer. Tiraram partido dos domínios digitais de um veículo elétrico, para proporcionar um vasto conjunto de parâmetros ajustáveis. Como resultado, em estrada e em pista, o modelo faz o que nunca se esperaria de um grande veículo elétrico…supera as expectativas de forma impressionante.

O IONIQ 5 N é o virar da página para os automóveis elétricos, o que se traduz numa nova era para o setor.”

O sucesso do IONIQ 5 N marca a segunda vez em três anos que um modelo da Hyundai recebe a distinção de Carro do Ano do Top Gear, depois do i20 N em 2021.

Till Wartenberg, Vice-Presidente da subdivisão da gama N e Desportos Motorizados da Hyundai, afirmou: “Ganhar o título de Carro do Ano 2023 da TopGear é uma prova da paixão da Hyundai pela inovação e do compromisso com os nossos clientes. O IONIQ 5 N está a expandir os limites da tecnologia, desempenho e eletrificação, oferecendo não só aventuras emocionantes dentro e fora da pista, mas também uma experiência de condução totalmente elétrica repleta de emoção.”

Entre os principais avanços técnicos do IONIQ 5 N que conquistaram os jurados está um grupo motopropulsor que proporciona uma maior potência e um melhor desempenho na travagem e no arrefecimento da bateria.

Os motores elétricos do IONIQ 5 N atingem as 21.000 RPM, fornecendo até 609 cv em condições normais, ou 650 cv quando a função N Grin Boost (NGB) do automóvel é ativada, aumentando a aceleração em até 10 segundos. Os 0-100 km/h são atingidos em 3,4 segundos, enquanto em pista a velocidade máxima pode chegar aos 260 km/h.

O IONIQ 5 N também estabelece uma nova referência em termos de envolvimento emocional para um veículo elétrico de alta performance, cortesia da função N e-shift, que simula a transmissão de dupla embraiagem de oito velocidades dos automóveis N com motor de combustão interna, e do N Active Sound+, que proporciona uma sonoridade atraente, que realça o poder do veículo elétrico.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)