Foi multado no estrangeiro? Não conte ‘safar-se’…
Relatório de Sinistralidade Rodoviária: mais multas, condutores ‘exageraram’ menos 14,4%

Esquecer de colocar o dístico do seguro automóvel já não dá multa

By on 10 Julho, 2023

A afixação do dístico do seguro automóvel deixa de ser obrigatória a partir de amanhã. Assim, os mais esquecidos já não vão ter de pagar multa por não colocar o dístico de forma visível no seu veículo.

O projeto de lei da IL foi aprovado com o voto favorável do PS, PCP e BE, bem como do proponente, a abstenção do PSD e o voto contra do Chega. A IL considerava ser exagerado multar os condutores por uma informação que está facilmente ao alcance das autoridades.

Assim, a partir de amanhã, não tem necessidade de colocar o dístico do seguro. “A presente lei elimina a obrigação de afixação do dístico do seguro automóvel e procede à segunda alteração do Decreto-Lei n.º 291/2007, de 21 de agosto, que institui o regime do sistema de seguro obrigatório de responsabilidade civil automóvel, alterado pelo Decreto-Lei n.º 153/2008, de 06 de agosto”, pode ler-se no diário da República. Além da cessação da obrigatoriedade da colocação do dístico, os documentos previstos no presente artigo podem ser emitidos e disponibilizados “através de meios eletrónicos, sem prejuízo da sua emissão e disponibilização em papel, sem custos acrescidos, a pedido do tomador do seguro”.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)