Despedimentos nos grandes fornecedores de peças à vista
Responsável da Continental admite envolvimento no Dieselgate

Continental oferece sistema híbrido de 48 volts para carros pequenos

By on 9 Julho, 2019

O gigante alemão Continental continua com o pé no acelerador rumo ao desenvolvimento de soluções híbridas. A mais recente é um sistema de 48 volts que pode ser aplicado a carros pequenos.

A Continental vai fazer o “spin off” da sua divisão de engenharia automóvel – que se vai chamar Vitesco Technologies – e no sentido de tornar a operação um sucesso, vai mostrando alguma da tecnologia que já desenvolveu e que pode ser muito útil nos próximos anos. 

Destaque entre essas tecnologias está no sistema híbrido de 48 volts que a Continental reclama permitir um funcionamento totalmente elétrico sem a complexidade, custo e peso dos sistemas de alta voltagem.

O sistema da Continental consiste num motor elétrico de 30kW refrigerado a água colocado entre o motor de combustão interna e a transmissão. Os controlos eletrónicos foram otimizados para lidar com correntes de alta voltagem. A Continental diz que o seu sistema de 48 volts não é de alta voltagem e que não é um “mild hybrid” porque tem capacidade para andar em modo totalmente elétrico.

Não há cifras de desempenho, mas a Continental antecipa uma redução das emissões de CO2 em 20 por cento (comparado com os 10% dos atuais ‘mild hybrid’). No modo elétrico, a velocidade está limitada entre os 80 e os 90 km/h.

Para a Continental, este sistema rima de forma perfeita com pequenos utilitários e SUV, bem como para familiares médios. Aliás, um protótipo do sistema está a ser testado num Ford Focus com motor Ecoboost com 1.0 litros. O sistema arranca sempre em modo elétrico e mantem até que a bateria acabe, a velocidade suba acima dos 90 km/h ou o acelerador carregar no pedal do acelerador com mais vigor.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)