Autoeuropa retoma hoje (meia) produção
Autoeuropa: Regresso à produção a 2 de outubro

Autoeuropa: assegurado 95% do salário aos trabalhadores durante a paragem

By on 6 Setembro, 2023

Do mal, o menos! As negociações na Autoeuropa chegaram a bom porto, tendo ficado assegurado 95% do salário durante a paragem de nove semanas, bem como o regresso de todos os trabalhadores temporários assim que a produção na Autoeuropa voltar ao normal. O período de lay-off será entre 11 de setembro e 12 de novembro.

A empresa emanou um comunicado a explicar tudo isto:

Volkswagen Autoeuropa e comissão de trabalhadores chegam a acordo sobre os termos do lay-off

A fábrica automóvel de Palmela irá suspender a sua produção devido à falta de componentes e recorrer ao regime de lay-off. Na origem do problema está a falta de uma peça essencial à construção dos motores, produzida por um fornecedor na Eslovénia, que foi severamente afetado pelas cheias que aconteceram no início de agosto.

Com o objetivo de minimizar o impacto na remuneração mensal dos colaboradores afetados pelo lay-off, foram acordados hoje, entre a administração e a comissão de trabalhadores os seguintes termos:

  • Complemento da contribuição retributiva legal a 80% da remuneração base, incluindo subsídio de turno.
  • Adicionalmente será dada uma compensação de 15% resultante da ferramenta de flexibilidade de downdays, equivalente a um total de 6 (seis) downdays, com aplicação individual proporcional durante o período de lay-off.

    Assim respondemos à necessidade da manutenção da liquidez financeira dos nossos colaboradores durante este período.

    O Grupo Volkswagen está empenhado no restabelecimento da produção nas fábricas afetadas com a maior brevidade possível. Para o efeito, o Grupo tem equipas de apoio técnico no fornecedor e continua a avaliar fontes de abastecimento alternativas.

    A direção da fábrica está a acompanhar a evolução da situação com o apoio das equipas de compras e aprovisionamento e logística do Grupo Volkswagen no sentido de reduzir o período de paragem de produção.

    Na possibilidade da antecipação da normalização do fluxo da cadeia de abastecimento,

    a produção na fábrica de Palmela será retomada com a maior brevidade possível.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)