Um sinal de alerta de Luca de Meo: 13 milhões de empregos em jogo em toda a Europa
Eletrificação em Portugal: Elétricos e PHEV ganham força

Aumento do número de fábricas de produção de automóveis na Europa

By on 10 Agosto, 2023

A indústria automóvel na Europa deu um passo em frente durante o ano de 2022, com o aumento ligeiro do número de fábricas de montagem e produção de automóveis, passando a existir 322 destes locais, mais 21 fábricas do que em 2021 (foram contabilizadas 301 instalações nesse período), segundo a Associação Europeia de Fabricantes de Automóveis (ACEA). 

Tratam-se de infraestruturas de montagem de automóveis, motores e produção de baterias dentro dos 27 Estados-Membros da UE, Bielorrússia, Cazaquistão, Macedónia do Norte, Rússia, Sérvia, Turquia, Ucrânia, Reino Unido e Uzbequistão. Só entre os Estados-Membros da UE, passou de 194 fábricas contabilizadas em 2021 para 213 em 2022. Os membros da ACEA fabricam automóveis, carrinhas, camiões, autocarros e motores em 17 Estados-Membros da UE. 

Em território português, a ACEA contabiliza 5 fábricas: Volkswagen, Daimler Trucks, Stellantis, Toyota Caetano Portugal e Toyota Motor Europe. 

Os fornecedores do setor automóvel, muitos fabricantes de veículos e motores de menor dimensão e os construtores de automóveis personalizados não estão incluídos neste estudo da ACEA divulgado agora. Inclui ainda, os locais de produção de motores da maioria dos membros da ACEA, mas omite as fábricas de transmissões, de carroçarias e de quaisquer outras peças de veículos.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)