Aston Martin irá lançar modelo com motor V12
A liderar o pelotão: O novo Vantage da Aston Martin como Safety Car Oficial da FIA

Aston Martin Valiant: Edição especial, desenvolvida por Fernando Alonso

By on 26 Junho, 2024

A Aston Martin revelou o Valiant, uma edição especial exclusiva, focada na performance em pista mas que pode ser usada na estrada, criada pela divisão por medida, Q by Aston Martin.

Limitado a apenas 38 unidades, o Valiant é alimentado por um motor V12 de 5,2 litros Twin Turbo de 745 cv, acoplado a uma caixa manual de seis velocidades. O Valiant foi inicialmente uma encomenda pessoal de Fernando Alonso, inspirada na sua carreira e paixão pelas corridas, resultando numa versão leve e extrema do Aston Martin Valour.

A Q by Aston Martin é especializada na personalização por medida, oferecendo edições especiais com curadoria, como o Valiant e o Valour, e criações únicas, como o Victor. O Valiant dá continuidade ao legado da Aston Martin de proporcionar experiências de condução de alta intensidade, tanto na estrada como na pista, juntamente com outros modelos como o Valkyrie, Vantage, Vantage GT3 e o futuro Valhalla, combinando a herança icónica com o desempenho moderno.

Fernando Alonso, afirmou: “O Valour foi uma celebração espetacular do 110º aniversário da Aston Martin e incitou-me a criar uma versão mais extrema, inspirada nos carros de corrida, focada na pista, mas que também proporcionasse uma condução emocionante em estrada. O Valiant nasceu da minha paixão por conduzir no limite e gostei de trabalhar em estreita colaboração com a equipa Q by Aston Martin, tanto no design como nas especificações técnicas, e acredito que criámos uma obra-prima.”

Os pormenores técnicos

O Aston Martin Valiant combina o apelo nostálgico e o desempenho potente dos automóveis V12 clássicos com a engenharia moderna e materiais leves. Este automóvel focado nas pistas, apesar de poder ser usado na estrada, inclui travões de cerâmica de carbono, uma subestrutura traseira impressa em 3D, um tubo de torque em magnésio, jantes leves de magnésio de 21″ e uma bateria de iões de lítio específica para desportos motorizados para melhorar o desempenho e reduzir o peso. A caraterística de destaque são os amortecedores Multimatic Adaptive Spool Valve (ASV), que proporcionam uma tecnologia de suspensão avançada para uma condução e um comportamento excecionais. Concebido para puristas e condutores exigentes, o Valiant é o expoente máximo das edições especiais limitadas com motor dianteiro da Aston Martin, destacando-se tanto na pista como na estrada.

O Aston Martin Valiant dispõe de uma suspensão avançada e de um maior apoio aerodinâmico, com modos de condução recalibrados (Sport, Sport+ e Track). O design agressivo do Valiant, que utiliza fibra de carbono, aumenta a estabilidade e reduz a resistência. A sua carroçaria dramática inclui um splitter dianteiro profundo, uma grelha de fibra de carbono de largura total, guarda-lamas laterais recortados e discos aerodinâmicos em fibra de carbono em jantes de magnésio de 21″, que contribuem para melhorar a aerodinâmica e o arrefecimento. Inspirados no Aston Martin RHAM/1 Le Mans de 1980, os discos aerodinâmicos reduzem a turbulência das rodas e ajudam a arrefecer os travões, assegurando um desempenho ótimo em pista.

Design impactante

O design da traseira do Aston Martin Valiant apresenta uma cauda Kamm acentuada, uma tampa do tejadilho inclinada para cima com uma asa fixa e uma traseira em forma de concha de uma só peça com um painel articulado para guardar o equipamento de corrida. O pacote aerodinâmico inclui um difusor traseiro em fibra de carbono, concebido com a Dinâmica de Fluidos Computacional para reduzir o arrastamento e a elevação, e um sistema de escape de titânio com quatro saídas.

No interior, o cockpit de dois lugares combina a funcionalidade com o design. Apresenta fibra de carbono acetinada exposta, acolchoamento estratégico dos bancos e estofos leves. O novo volante é redondo e sem interruptores para um manuseamento intuitivo. A caixa de velocidades manual é realçada por uma articulação de engrenagem exposta, um botão de engrenagem esférico feito à medida e uma alavanca de mudanças com padrão H para precisão e esforço nas mudanças de velocidade. O interior oferece uma escolha de acabamentos em pele Alcantara ou semi-anilina, materiais leves, acolchoamento dos bancos em Alcantara com relevo e um volante em Alcantara. Os painéis das portas leves apresentam inserções em rede e puxadores em tecido.

Apresentação em Goodwood

O Aston Martin Valiant foi concebido para uma utilização em pista com ênfase no conforto e segurança do condutor. Inclui um roll cage, bancos Recaro Podium com acabamentos personalizados e ventilação passiva do tórax para maior conforto.

As primeiras entregas começam no quarto trimestre de 2024, com a sua estreia pública no Festival de Velocidade de Goodwood de 2024, onde Fernando Alonso fará uma demonstração dinâmica na pista de subida de montanha.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)