Aiways U6 no ECAR Show
Aiways U6 estreia traços aerodinâmicos que vão passar para outros modelos

Aiways U6 estreou-se em Portugal

By on 26 Abril, 2023

Portugal foi o palco escolhido pela Aiways, marca chinesa fundada em 2017, de mobilidade pessoal, com sede mundial em Xangai, e europeia em Munique. Foi a primeira start-up chinesa a introduzir um veículo elétrico no mercado europeu, com o lançamento do U5, um SUV elétrico, em 2020. O modelo seguinte a lançar pela Aiways na Europa é o SUV-Coupé U6 elétrico a bateria, agora apresentado.

Da marginal de Cascais até às antigas secções do Rali de Portugal, passando pelo centro histórico de Lisboa, ao longo de duas semanas mais de 160 participantes tiveram oportunidade de testar em estrada e em primeira mão o novo SUV-Coupé da Aiways. A produção do novo modelo irá arrancar em breve na fábrica de Shangrao, China.

Assente na plataforma MAS, o SUV-Coupé U6, segundo modelo da Aiways, apresenta uma linguagem de design totalmente nova. Com uma secção dianteira inspirada no nariz de tubarão, na qual se destacam os faróis principais de LED com linhas vincadas. Com um coeficiente aerodinâmico de apenas 0,248, esse valor coloca-o entre os mais eficientes do seu segmento, contribuem diversos elementos, tais como os defletores de ar ativos no para-choques, as arestas do spoiler dianteiro, as embaladeiras de formato côncavo, o design fechado das jantes de liga leve de dois tons de 20″ou o spoiler minimalista na porta da bagageira.

Espaço é prioridade

O espaço disponível no habitáculo é outro dos pontos em que o U6 se destaca. Com 4,80 metros de comprimento, o SUV-Coupé Aiways U6 possui uma longa distância entre eixos, de 2800 milímetros, e um piso completamente plano, o que lhe permite oferecer um amplo espaço interior e uma bagageira de grande capacidade, cujo volume pode atingir 1260 litros.

“O espaço disponível está sempre no topo das prioridades no desenvolvimento de um Aiways”, explica o Vice-Presidente Executivo de Operações Internacionais da marca, Alexander Klose. “Queremos facilitar ao máximo a adesão à mobilidade elétrica,pelo que nos concentramos particularmente nas vantagens que decorrem de uma plataforma especificamente criada para veículo elétricos. Estamos focados na utilização ideal do espaço,tal como estamos na engenharia inteligente no que respeita aos materiais.”

Construção leve e engenharia avançada para máxima eficiência

Um fator relevante para a eficiência na gestão da energia de propulsão de um automóvel elétrico é o baixo peso. Fruto do design inovador da estrutura da carroçaria, construída por aço e alumínio e em quase metade com recurso a ligas de alumínio leves, o novo modelo possui o peso mais baixo do seu segmento, com apenas 1790 kg.

O peso reduzido conjugado com um sistema de propulsão avançado são fatores preponderantes para a autonomia de 405 quilómetros (norma WLTP) e um consumo de 16,6 – 15,9 kWh/100 km.

O modelo integra um motor síncrono de ímanes permanentes AI-PT, desenvolvido internamente e significativamente melhorado em termos de gestão da energia, com 160 kW de potência máxima e um binário máximo de 315 Nm. A bateria em sanduíche da CATL debita 63 kWh.

A instalação de série de uma bomba de calor no sistema de aquecimento e ar condicionado é outra das soluções tecnológicas que contribuem para que o consumo real do SUV-Coupé Aiways U6 seja significativamente reduzido. Em comparação com um aquecimento elétrico convencional, este sistema poupa muito mais energia, em especial no inverno. Juntamente com a potência máxima de carregamento CC de 90 kW, que permite uma carga de 30 a 80% em 30 minutos, a bomba de calor garante capacidade de percorrer longas distâncias, mesmo com tempo frio.

Tal como o modelo atual do SUV Aiways U5, o SUV-Coupé U6 pode ser carregado numa wallbox doméstica trifásica com até 11 kW de potência.

Design do interior simplificado e interface inovadora

O SUV-Coupé Aiways U6 surge com um novo conceito de design interior. As informações de condução mais importantes, tais como a velocidade, autonomia, estado de carga da bateria de alta tensão e sistemas de assistência à condução, são apresentadas num ecrã de 8,2 polegadas totalmente integrado e localizado atrás do volante. No entanto, o centro do conceito de visualização é o ecrã tátil de 14,6 polegadas, posicionado de forma facilmente acessível, perto do volante, que garante a visão geral ideal graças à sua orientação horizontal.

O aumento do poder de cálculo do sistema de infotainment é o eixo central do novo sistema operativo “AI-Tech OS”, que se destaca pela navegação simples nos menus, não obstante o aumento significativo da profundidade funcional.

O SUV-Coupé Aiways U6 oferece integração otimizada com smartphones, a partir do Apple CarPlayou Android Auto. A aplicação PUMP integrada no sistema oferece navegação otimizada para EV, com planeamento de paragens de carregamento com base nos valores de consumo em tempo real e no nível de carga atual da bateria de alta tensão, bem como informações sobre a ocupação atual das estações de carregamento rápido CC ao longo do percurso planeado.

“O intenso trabalho de desenvolvimento deu os seus frutos”, refere o diretor do Centro Técnico da Aiways em Munique, ZeeshanShaikh. “As opiniões que nos forma transmitidas em Lisboa foram muito positivas, especialmente no que respeita ao design,espaço e comportamento em estrada. Conseguimos estabelecer novas referências neste segmento, em matéria de peso, chassis ou eficiência, que certamente irão agradar aos clientes europeus após o início da produção em série, em Shangrao”, conclui.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)