Aiways lança movimento #LoveYourDrive… e começa por Portugal
Ampla proposta de modelos elétricos e híbridos da Stellantis no Ecar Show

Aiways U6 no ECAR Show

By on 11 Maio, 2023

O Aiways U6 já andou em solo nacional, mas o público poderá ver mais de perto a nova proposta da marca chinesa no ECAR Show, na FIL.

Fundada em 2017, a Aiways é um fornecedor de mobilidade pessoal com sede mundial em Xangai e europeia em Munique. Foi a primeira start-up chinesa a introduzir um veículo elétrico no mercado europeu, com o lançamento do U5, um SUV elétrico com uma extensa autonomia, estilo apelativo e qualidade elevada, que registou sucesso imediato em Portugal logo no ano de lançamento. Agora é a vez do U6 se destacar.

Com as primeiras entregas previstas para o segundo semestre deste ano, o novo Aiways U6, que chega a Portugal pela Astara, representa uma proposta diferenciadora, quer no segmento, quer em todo o mercado de viaturas elétricas.

O SUV-Coupé U6, concebido de raiz para ser um coupé de carroçaria ampla, apresenta linhas desportivas, com uma linha de tejadilho ao estilo fastback e um teto panorâmico que é um dos maiores disponibilizados atualmente no mercado.

O coeficiente aerodinâmico de apenas 0,248, um dos mais eficientes da classe, e o peso mais baixo do seu segmento, apenas 1790 kg, conjugados com um sistema de propulsão avançado, são fatores preponderantes para a autonomia de 405 quilómetros (norma WLTP). O U6 integra um motor desenvolvido pela marca e significativamente melhorado em termos de gestão da energia, com 160 kW de potência máxima e um binário máximo de 315 Nm.

Os U5 e, agora, o U6 SUV-Coupé são fabricados na unidade de produção inteligente da Aiways em Shangrao, uma das mais modernas da China. Os processos de fabrico, controlados por TI com “quality gates” exigentes, seguem as normas da Indústria 4.0. Com uma capacidade de produção inicial de 150 mil unidades por ano, a marca poderá aumentar este número para as 300 mil unidades, conforme a procura mundial de veículos elétricos for aumentando.

O SUV-Coupé U6 foca-se particularmente na aerodinâmica sofisticada, na condução conectada, na tecnologia de segurança e no design desportivo, representando o capítulo mais recente da proposta diferenciadora da Aiways no mercado dos veículos elétricos.

A Astara vai estar presente no ECAR SHOW com quatro das suas marcas representadas no nosso país, cada uma com um stand próprio, tendo como denominador comum a extensa oferta de modelos elétricos ou eletrificados.

Para além da Aiways, a Astara leva aos pavilhões da FIL as marcas Kia, Mitsubishi e Maxus. O público vai poder ver de perto, ou ensaiar, modelos como os Kia Niro EV, Kia XCeed PHEV e os recém-chegados Kia EV6 GT e GT-Line. No stand da Mitsubishi os destaques incidem no lançamento da nova geração do ASX, que no ECAR SHOW se apresenta na versão PHEV, bem como o Eclipse Cross PHEV.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)