Um sinal de alerta de Luca de Meo: 13 milhões de empregos em jogo em toda a Europa
Eletrificação em Portugal: Elétricos e PHEV ganham força

ACEA: +15,2% de automóveis novos em julho, elétricos com quota de 13,6%, ainda 22% menos que 2019

By on 30 Agosto, 2023

Segundo a ACEA, Associação dos Construtores Europeus de Automóveis, as matrículas de automóveis novos cresceram 15,2% em julho, com os carros elétricos com uma quota de mercado de 13,6%.

Em julho de 2023, o mercado automóvel da UE prosseguiu a sua trajetória de crescimento, com uma expansão de 15,2% – o que significa o 12º mês consecutivo de crescimento. Os registos de automóveis novos atingiram as 851.156 unidades, à medida que a União Europeia recupera da escassez de componentes do ano passado.

A maioria dos mercados registou um crescimento sólido, incluindo os quatro maiores: França (+19,9%), Alemanha (+18,1%), Espanha (+10,7%) e Itália (+8,7%).

De janeiro a julho de 2023, os registos de automóveis novos na UE cresceram significativamente (+17,6%), totalizando 6,3 milhões de unidades.

Apesar dos indícios de recuperação da indústria automóvel europeia e das perturbações da oferta relacionadas com a pandemia, os volumes acumulados no ano são ainda 22% inferiores aos de 2019.

Registaram-se ganhos percentuais de dois dígitos na maioria dos mercados durante este período de sete meses, incluindo os quatro maiores: Espanha (+21,9%), Itália (+20,9%), França (+15,8%) e Alemanha (+13,6%).

Quanto aos tipos de combustível dos automóveis novos, em julho, a quota de mercado dos automóveis elétricos a bateria aumentou para 13,6% (contra 9,8% no mesmo mês do ano passado). Os automóveis híbridos mantiveram a sua posição como segunda escolha entre os compradores de automóveis novos, captando mais de um quarto do mercado. No entanto, os automóveis com motor de combustão interna (ICE), incluindo os modelos a gasolina e a gasóleo, mantiveram uma quota de mercado combinada de metade das vendas de automóveis novos. Veja os gráficos.

Fonte: ACEA, FOTO Freepik

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)