Audi RS 6 Avant GT: Conheça um pouco melhor a nova máquina (vídeo)
Audi RS 6 Avant GT: Mais e melhor

ABT apresenta versões do Audi RS 6 e RS 7 com 1000 cv

By on 24 Setembro, 2023

A ABT Sportsline desenvolveu uma nova tecnologia para os modelos RS 6 e RS 7 e apresenta a Legacy Edition destes modelos com melhoria no desempenho dos motores bi-turbo de 4.0 litros de 603 kW (820 cv), aumentada a potência para 736 kW (1000 cv) e aproximadamente 1150 Nm de binário. 

O novo sistema IWI (Indirect Water/Ethanol-Injection) ou Injeção Indireta de Água/Etanol, que está instalado à frente das duas válvulas de aceleração do motor, permite injetar combustível regulado pela centralina, também recentemente desenvolvida pela ABT Sportsline especialmente para este fim, e funciona em combinação com outros sistemas. A preparadora garante que o etanol é particularmente adequado devido à sua disponibilidade e bons valores físicos.

“A tecnologia IWI oferece-nos as vantagens termodinâmicas para podermos apresentar a potência mais duradoura nestas regiões de desempenho. Através da injeção IWI, asseguramos um arrefecimento interno muito forte do motor. Isto permite que seja fornecido mais ar ou oxigénio para a combustão do combustível, resultando num desempenho permanentemente superior”, afirma Thomas Biermaier, diretor da ABT Sportsline, explicando como funciona o sistema inovador.

Instalado no volante está o botão RS, que permite ativar o sistema de potência adicional. Foram necessários componentes adicionais para alcançar a potência de 1000 cv, que incluem um sistema de admissão de carbono com entradas de ar turbo alargadas e turbocompressores otimizados. Para além disso, a ABT Sportsline forneceu aos dois intercoolers especiais com entradas de ar alargadas no avental dianteiro. O pacote inclui ainda pistões forjados com redução da compressão, bielas e pinos de pistão reforçados, catalisador desportivo com filtro de partículas de gasolina, um sistema de escape e radiadores de óleo adicionais, além da instalação de um tanque de combustível adicional para a mistura de água e etanol, que deverá servir para percorrer cerca de 3000 quilómetros sem precisar de reabastecer com a mistura. 

O preço deste pacote  Legacy Edition e a tecnologia IWI é de 205000 euros, que incluiu a sua instalação, mas excluiu o preço base dos Audi RS 6 ou RS 7.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)