Mercedes-AMG SL em edição limitada e inspirada no monolugar de Fórmula 1
Mégane R.S. faz a sua despedida com uma edição especial e muito limitada

Abarth 695 75° Anniversario: Edição Limitada como homenagem ao motor 1.4 T-Jet

By on 13 Fevereiro, 2024

O Abarth 695 75° Aniversário é uma edição limitada muito especial. Além de marcar os 75 anos da Abarth, poderá ser o último modelo com um motor de combustão interna.

A Abarth, conhecida pelo emblema do Escorpião, nasceu em 31 de março de 1949, quando Carlo Abarth e o piloto Guido Scagliarini fundaram a Abarth & C. Desde então, a marca tornou-se sinónimo de estilo e performance. O seu primeiro automóvel – o 204 A, derivado do Fiat 1100 – permitiu a Tazio Nuvolari vencer a sua última corrida em 1950. Desde então, a história da Abarth está repleta de recordes, tendo a Marca sempre combinado o máximo desempenho, a perícia artesanal e um ininterrupto requinte técnico.

Com modelos icónicos como o Fiat-Abarth 595, a década de 1950 e 1960 foi marcada por recordes e sucesso nas pistas. Adquirida pelo Grupo Fiat em 1971, a Abarth continuou a sua lenda com modelos como o Fiat 124 Abarth e o 131 Abarth. Em 2008, a marca lançou uma nova gama de modelos focados no desporto automóvel.

Em 2022, a Abarth expandiu globalmente, lançando o Novo Abarth Pulse no Brasil, o seu primeiro SUV, e anunciou uma parceria estratégica com a Stellantis Motorsport. O destaque foi o lançamento do poderoso Novo Abarth 600e Scorpionissima, uma edição limitada de 1.949 unidades, que promete conquistar os entusiastas com o seu charme maléfico e desempenho impressionante.

A Abarth comemora o seu aniversário com o lançamento da edição especial Abarth 695 75° Anniversario, limitada a 1.368 unidades, uma homenagem ao seu motor 1.4 T-Jet de 1.368 cc. Impulsionado por um turbocompressor Garrett GT 1446, oferece 180 CV de potência e 250 Nm de torque, atingindo uma velocidade máxima de 225 km/h e acelerando de 0 a 100 km/h em 6,7 segundos. O escape ecoa o icónico Record Monza com uma válvula ativa, enquanto os amortecedores Koni FSD garantem desempenho excecional.

O design exclusivo apresenta um logótipo dedicado e uma pintura dourada com o escorpião no teto, detalhes dourados e autocolantes “75° Anniversario”. As jantes de liga leve douradas de 17 polegadas e o sistema de travagem Brembo destacam-se.

No interior, o ambiente exclusivo inclui um painel de instrumentos em Alcantara preta, bancos Sabelt em carbono e inserções em Alcantara, complementados por tecnologia avançada, como rádio DAB, ecrã digital TFT de 7″, Carplay e Android Auto, ar condicionado automático e sistemas de áudio Beats e navegação. A edição limitada também oferece conectividade avançada com os sistemas Mopar Connect.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)