KIA EV3: O SUV Compacto, inspirado no EV9
KIA revela as primeiras imagens do EV3 antes da sua estreia mundial

Kia e os seus EV6 elétricos começam o FIA ecoRally Cup com o pé direito

By on 10 Março, 2023

As duas duplas patrocinadas pela Kia iniciaram o FIA ecoRally Cup em grande, com a conquista de um segundo e um quinto lugares na componente de Regularidade do Eco Rally da Comunitat Valenciana.

Depois do anúncio da entrada oficial da Kia, marca representada em Portugal pela Astara, no FIA ecoRally Cup e no Campeonato de Portugal de Novas Energias (CPNE), ambas dedicadas exclusivamente a modelos 100% elétricos, homologados para circulação em estrada e sem qualquer modificação, os dois EV6 seguiram diretamente para Valência, com o objetivo de participarem no Eco Rally da Comunitat Valenciana, realizada no passado fim-de-semana.

Para as duplas Eduardo Carpinteiro Albino / José Carlos Figueiredo e Nuno Serrano / Alexandre Berardo, aos comandos de dois Kia EV6 GT-Line, tratou-se da primeira incursão internacional neste tipo de provas, enfrentando os melhores pilotos de regularidade elétrica. Já a dupla Eduardo Carpinteiro Albino / José Carlos Figueiredo, que ficou no segundo lugar, concluiu a prova a pouco mais de dois segundos do vencedor, o bicampeão desta modalidade Eñeko Conde, navegado por Lucas Sergnese.

Para Eduardo Carpinteiro Albino, “a alteração que fizemos no sábado à abordagem desta prova foi essencial para realizamos uma etapa muito positiva. O José Carlos Figueiredo esteve irrepreensível. Na sexta-feira, estávamos a 13,3 segundos do Eñeko, no sábado recuperámos 10,7 segundos, e acabámos a 2,6 segundos.  Foi um dia muito duro, com chegada já de noite. Fomos recebidos com uma salva de palmas da equipa da Chéquia, que ficou em terceiro na regularidade, algo que nunca esquecerei.” Nuno Serrano salientou que “foi um prazer extraordinário levar os Kia EV6 a rolar até Valência e, após o rali, regressar com a mesma eficiência e conforto: um excelente estradista, um verdadeiro Grande Turismo elétrico de última geração”, lembrando que “esta foi a nossa primeira prova além-fronteiras, onde mostrámos que podemos competir com os melhores e mais experientes pilotos internacionais”.

Os resultados obtidos, com um segundo e um quinto lugares, ficaram acima das expetativas e deixaram estas duas duplas com um ânimo ainda maior para a próxima prova, que será o Oeiras Eco Rally, de 28 de abril a 1 de maio e que conta para o FIA ecoRally Cup, mas também para o Campeonato de Portugal de Novas Energias.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)