Hyundai IONIQ 5 N: O seu carro pode fazê-lo mais feliz
Magma: A nova divisão da Genesis para aquecer o panorama da alta performance

Hyundai: Novo Kauai 100% elétrico – conheça os preços

By on 21 Março, 2024

O novo Hyundai Kauai ganhou uma versão de peso no mercado nacional, com a proposta 100% elétrica da marca coreana a já estar disponível, juntando-se às propostas com motor térmico e hibrida.

O Kauai entrou no nosso mercado e deixou a sua marca desde cedo. Em 2017 o mercado viu a chegada da nova proposta da Hyundai, com linhas distintas da concorrência e que apelaram a quem queriam um veículo diferente, com linhas bem diferenciadas. Desde então que o Kauai se tem tornando num caso de sucesso, um dos modelos Hyundai mais vendidos na Europa (mais de 500 mil unidades vendidas) e um dos SUV do segmento B mais vendidos no mercado nacional.

Mais espaço

Com a aposta crescente no mercado elétrico, a nova geração do Kauai ganha agora um reforço de peso com a versão EV, tentando seguir as pisadas da geração anterior que também teve muito sucesso nas versões elétricas. Com esta aposta reforçada no Kauai, que ganhou em espaço, tecnologia e ousadia, a versão 100% elétrica veio dar ainda mais força a esta proposta. Trata-se de um carro novo, em que o que permanece da geração anterior é o nome e a vontade de ser diferente.

As linhas arredondadas e bem diferenciadas foram pensadas na aerodinâmica, cada vez mais importante na busca da maior eficiência. Uma das maiores diferenças é o aumento no seu tamanho, sendo promovido de B-SUV para um pequeno C-SUV, passando de 4205mm de comprimento para 4355, ganhando 25mm de largura e 5 mm de altura, com uma distância entre eixos agora de 2660mm, mais 60mm do que na geração anterior. A mala foi a que mais beneficiou com este aumento, passando de 374 para 466 litros. Logicamente que o espaço interior ficou a ganhar com o habitáculo a ter agora mais opções de arrumação.

Oferta digital generosa

A tecnologia é também um dos focos desta nova geração com um painel de instrumentos de 12.3 polegadas e um ecrã tátil de infotainment com o mesmo tamanho, incluindo sistema de navegação (de série em todas as versões). Estes dois painéis digitais unem-se no tablier para criar um ambiente “hi-tech”, que permite atualizações over-the-air. Vem também com os sistemas Apple Car Play e Android Auto, sem fios, além dos sistemas de ajudas à condução. A App Bluelink da Hyundai permite o controlo e gestão do carro à distância, gerindo a climatização, carregamento e bloqueio de portas à distância, entre outras funcionalidades.

Eficiência e autonomia digna de nota

Um dos grandes trunfos do Kauai elétrico é a sua eficiência elétrica. Tem à disposição duas opções de baterias: uma de 48,4kWh, na versão Premium com potência de 156 CV, 255 Nm de binário e uma autonomia WLTP que pode ir dos 377km (ciclo combinado) a 512km (ciclo urbano); a bateria longe range da versão Vanguard, conta com 218 CV, 255 Nm de binário autonomia anunciada de 514 km (ciclo combinado) a 683 km (ciclo urbano). Com carregamento rápido (102.3 kW) pode carregar o Kauai dos 10% aos 80% em 41 minutos, sendo que 15 minutos de carregamento rápido dão mais 162km de autonomia (na versão long range, 114km com a bateria mais pequena). Com um AC de 11 kW, a versão de Premium é carregada em 4 horas e 55 minutos, enquanto a versão Vanguard fica carregada em 6 horas e 55 minutos. A Hyundai anuncia 14,6kWh/100km de consumos, valores muito competitivos para este segmento. A versão N Line para esta versão elétrica não está prevista ainda para o mercado nacional.

A bateria mais pequena é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 8,8 segundos e alcançar uma velocidade máxima de 162 km/h, enquanto a bateria de maior capacidade anuncia uma aceleração de 0 a 100 Km/h em 7,8 segundos e uma velocidade máxima de 172 km/h.

Preços

A versão Premium conta com Carregamento trifásico de 11kW, faróis traseiros e dianteiros em LED, além de jantes em liga leve de 17 polegadas, luzes circulação diurna LED, Vidros traseiros privativos, Espelhos elétricos, sistema de navegação e sensores dianteiros e traseiros. Com a bateria mais pequena, o preço do Kauai Premium começa nos 43.490€.

Já a versão Vanguard conta com Assinatura Led Seamless Horizon, radar de ângulo morto, assistente de previsão de colisões no estacionamento à retaguarda, aviso de saída da viatura em segurança, além do trailer package e carregador sem fios para smartphone. Com a bateria long range, o preço da versão Vanguard começa nos 48750€. Ambos os preços sem despesas e sem pintura metalizada.

Para as empresas, a versão Premium ganha a bateria de 48,4kWh com uma campanha a decorrer, com preço chave na mão de 32.990€ + IVA. As entregas a iniciarem a partir de abril.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)