Gama 2024 do Alpine A110 “revista e aumentada”
Alpine A110 Pikes Peak: Preparado para a subida para lá das nuvens

Zagato AGTZ Twin Tail: Um impressionante tributo ao Alpine A220

By on 24 Fevereiro, 2024

A carros que são feitos apenas para nos transportar de A a B. Há outros que são pensados e criados para serem muito mais do que isso. Arte com base em engenharia mecânica, desgin e, neste caso, um legado que merece perdurar. A Zagato apresenta o AGTZ Twin Tail, um novo carro em homenagem ao Alpine A220 que correu em Le Mans e baseado no carro desportivo Alpine A110 de motor central.

A Zagato, fundada em 1919 em Milão, Itália, possui uma história de mais de um século, caracterizada por uma combinação singular de engenharia pragmática e artesanato. Diferenciando-se ao não conceber ou produzir modelos convencionais, a Carrozzeria Zagato foca-se exclusivamente em criações personalizadas, produzidas em números estritamente limitados. Especializada em automóveis de coleção e edição limitada, a Zagato aplica a sua assinatura distintiva a veículos de alto desempenho fabricados por outras empresas, estabelecendo-se como uma figura única no mundo automóvel. E a mais recente criação é o AGTZ Twin Tail, uma homenagem ao Alpine A220.

O A220 foi um protótipo de carro de corrida desenvolvido pela Alpine para competir nas 24 Horas de Le Mans em 1968 e 1969. Era equipado com um motor V8 Gordini de 3.0 litros que produzia 300 cv e tinha um design aerodinâmico com uma carroçaria de fibra de vidro. O A220 alcançou um 8º lugar geral nas 24 Horas de Le Mans de 1968. Não atingindo os resultados desejados, a Alpine cortou a cauda ao A220, para competir noutras provas.

Embora a Zagato não tenha revelado os detalhes do grupo motopropulsor, é provável que mantenha o motor de quatro cilindros turbo de 1,8 litros do A110 de fábrica (249 cavalos de potência, associado a uma caixa automática de dupla embraiagem de sete velocidades com o tempo dos 100 km/h em cerca de 4,5 segundos.). Com preços a partir de € 650.000, o Alpine sob medida oferece combinações de cores personalizáveis de pintura e interior.

Com quase metade das 19 unidades já vendidas, o AGTZ Twin Tail será apresentado no Concorso d’Eleganza Villa d’Este, em maio. Uma homenagem que mostra que os heróis da competição nem sempre são os que vencem… mas sim os que se destacam por algum motivo, nem que seja apenas as suas belas formas.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)