Novo VW Crafter: Atualizado, agora com integração do ChatGPT
Novo VW Transporter Cargo: Mais espaço para carga

VW já tem plano para se tornar mais competitiva: Cortes no tempo de desenvolvimento serão chave

By on 20 Dezembro, 2023

Já tinham sido notícia os cortes previstos pelo grupo VW para fazer face ao problema de competitividade. A indústria automóvel está a viver mudanças profundas com a nova mobilidade e a entrada de novos “players” que exige ainda mais competitividade das marcas. O grupo alemão já anunciou mais algumas das medidas que serão implementadas.

Uma das medidas divulgadas referia cortes na mão de obra e Gunnar Kilian, membro do Conselho de Recursos Humanos, afirmou que tal seria conseguido através de acordos sobre reformas parciais ou antecipadas.

No entanto, a maioria do objetivo de poupança de 10 mil milhões de euros será alcançada por meio de outras medidas que não a redução de pessoal, acrescentou Kilian, devendo os pormenores ser definidos até ao final do ano.

“Precisamos finalmente de ser suficientemente corajosos e honestos para deitar fora coisas que estão a ser duplicadas dentro da empresa ou que são simplesmente um lastro de que não precisamos para obter bons resultados”, disse Kilian.

Sabe-se agora, como avançado pelo site motor1.com, que a VW quer encurtar drasticamente o tempo de desenvolvimento dos novos veículos. O grupo espera poder reduzir de 50, para 36 meses o tempo de desenvolvimento dos novos produtos, sem que isso implique um decréscimo da qualidade. Esta medida permitirá poupar mil milhões de euros até ao fim de 2028.

Também o número de veículos fabricados para efeitos de teste serão reduzidos em 50%, permitindo uma poupança de 400 milhões de euros. Outras medidas anunciadas vão dos serviços de aquisição mais rentáveis, passando por melhores serviços pós-venda e uma maior otimização dos tempos de produção. Prevê-se que estes três métodos gerem poupanças anuais combinadas de 770 milhões de euros. É uma revolução

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)